Estudantes de Medicina participam de procedimento cirúrgico em ambulatório da Policlínica Universitária da FURB
Por Lucas Adriano [16/07/2025] [13 h42]
Estudantes da 11ª fase do curso de Medicina da FURB, que estão passando pela fase do internato, participaram na tarde desta terça-feira (15) de uma atividade prática relacionada à área de neurocirurgia. O procedimento foi conduzido pelo professor Dr. Leandro José Haas, médico neurocirurgião e coordenador do curso, ocorrendo pela primeira vez no Centro Cirúrgico da Policlínica Universitária localizada no campus 5 da FURB.
“Realizamos a primeira cirurgia da síndrome do túnel do carpo, que é uma compressão do nervo mediano ao nível da mão, onde a pessoa tem muita dor e dormência, principalmente ela acorda à noite com a mão dormente. É visto muito em pessoas que fazem movimentos repetitivos, por exemplo, costureira, cozinheira, pessoas que trabalham em empresas com datilografia e é algo bastante frequente nas pessoas. Em casos em que essa síndrome é confirmada, existem casos moderados e casos graves, onde a indicação é cirúrgica”, explica o docente.
Conforme Leandro José Haas, a cirurgia desta terça (15) foi concluída com sucesso e ocorreu excepcionalmente na Policlínica Universitária, que fica próximo ao Hospital Universitário da FURB, tendo em vista que as instalações do HU ainda não contam com as autorizações necessárias para esta finalidade. Para o local, a FURB está com um chamamento público aberto, junto a Organizações Sociais de todo o Brasil, para que façam seu credenciamento, podendo assumir a gestão e operação do Hospital Universitário da FURB.
A partir do início das operações do HU, o professor afirma que atividades práticas como esta, que atualmente ocorrem em hospitais e centros cirúrgicos de Blumenau, poderão ser realizadas com mais frequência na estrutura do Hospital Universitário. A cirurgia da síndrome do túnel do carpo seria apenas uma das várias possibilidades que seriam efetivadas com o novo espaço entrando em operação.
“Essa ideia foi um start, o primeiro passo para isso de fato acontecer. Este é um marco importante porque a gente gostaria e quer que esse hospital realize essa cirurgia, como tem que ser (...), que é o objetivo da nossa Universidade”, conclui.