Pesquisa FURB investiga desempenho integrado de municípios do Vale Europeu

Pesquisa FURB investiga desempenho integrado de municípios do Vale Europeu

Foto: RTE FURB

Blumenau apresenta os melhores índices de desempenho integrado, seguido por Brusque e Indaial

           

Pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGAd/FURB) avaliou o desempenho integrado dos 14 municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE). Blumenau apresentou os melhores índices de desempenho integrado de forma consistente durante todo o período analisado, seguido por Brusque e Indaial. Apiúna, Rodeio e Doutor Pedrinho, por outro lado, apresentaram os menores índices. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Leandro Jungles, Mestre em Administração, sob orientação da professora Adriana Kroenke, Doutora em Métodos Numéricos e Engenharia. O objetivo dos pesquisadores é fornecer subsídios para que os municípios da região possam explorar melhor suas potencialidades e trabalhar as fragilidades identificadas.  

O conceito de desempenho integrado refere-se à análise integral do desempenho de cada um dos municípios da região, considerando a conexão entre diversos indicadores e dimensões. Na avaliação do pesquisador, o desempenho integrado dos municípios brasileiros ainda é pouco explorado pelos pesquisadores da área. “Estudos sobre municípios muitas vezes avaliam as dimensões de forma isolada, como meio ambiente, PIB per capita, saneamento básico. Mas o desempenho integrado é mais complexo, porque existem muitos fatores de influência. A gente busca reunir essas dimensões que até então foram analisadas individualmente para definir o desempenho integrado”, explica. Para definir o desempenho dos municípios, os pesquisadores coletaram dados relativos a 42 indicadores registrados entre 2017 e 2023 em três grandes áreas: Infraestrutura e Tecnologia, Desenvolvimento Humano e Social e Sustentabilidade. Além de permitirem mensurar o desempenho integrado, a análise de cada uma dessas áreas de forma isolada revelou potencialidades e limitações que podem ser trabalhadas pelos municípios de forma cooperativa.

Os municípios de Blumenau e Brusque apresentaram os melhores desempenhos nas áreas Infraestrutura e Tecnologia, enquanto Doutor Pedrinho, Apiúna e Rodeio tiveram os menores desempenhos nessa área. No Desenvolvimento Humano e Social, Blumenau manteve o destaque ao longo de todo o período, seguido por Timbó, na segunda posição. Doutor Pedrinho e Rodeio permaneceram nas últimas posições com pouca variação ao longo do período analisado, o que indica estagnação dos indicadores da área. Os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros apresentaram os melhores desempenhos em Sustentabilidade, ranking que apresentou Rodeio na última colocação. Blumenau e Brusque, que apresentaram bons resultados nas demais áreas, ocuparam a 6ª e a 9ª posição, respectivamente.

O pesquisador ressalta que os dados revelados pelo estudo não devem ser empregados para realizar julgamentos de valor entre os municípios, pois cada um deles apresenta características e objetivos distintos. A realidade revelada pela pesquisa pode, no entanto, fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas. “Por mais que os municípios maiores apresentem um bom desempenho em boa parte das dimensões e indicadores, os municípios pequenos também têm seus pontos fortes”. A troca de conhecimento entre os municípios pode ser a chave para um desenvolvimento equilibrado de toda a região, processo que pode ser intermediado pela associação municipal.

A pesquisa, de caráter quantitativo, não permite apontar as causas das realidades identificadas, mas seus resultados corroboram a literatura especializada, que aponta relação entre desempenho e tamanho populacional. Blumenau e Brusque, por exemplo, concentram 61,83% da população da região da AMVE, além de possuírem as maiores proporções de pessoas em idade economicamente ativa, fatores que podem ajudar a explicar os resultados. O estudo aplicou um método quantitativo desenvolvido pelo professor Nelson Hein, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA). Na avaliação de Jungles, o método pode ser replicado como ferramenta de monitoramento estratégico pelos municípios ou por associações municipais para elaboração de políticas públicas baseadas em dados.

A Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) é uma das mais antigas do Brasil e agrega os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Jungles explica que o objetivo das associações de municípios é fomentar a cooperação entre os municípios de uma determinada região, possibilitando soluções conjuntas para problemas comuns. Nos próximos meses, os dados devem ser apresentados à AMVE para que os municípios integrantes possam se beneficiar dos resultados produzidos pela pesquisa.

 

FURB Pesquisa

 

O trabalho foi tema do programa FURB Pesquisa desta semana: