IV FERCITEC promove ciência a partir da educação básica

IV FERCITEC promove ciência a partir da educação básica

Foto: CCM

Em 2020 a Universidade Regional de Blumenau (FURB) mobilizou parcerias para a IV Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional (FERCITEC), que já reúne 46 escolas da rede pública estadual dos municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode, com o objetivo de incentivar o trabalho em equipe de estudantes, a fim de colocar ideias criativas e inovadoras em prática, despertando um interesse maior pela pesquisa científica.
 
Por meio do projeto “FURB e Educação Básica promovendo a curiosidade científica e tecnológica entre os jovens", foi estabelecida parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) de Santa Catarina, para qualificar e potencializar a realização e os resultados de dimensão regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina.
 
Em virtude da pandemia do coronavírus e do período de adaptação dos professores da educação básica às novas diretrizes da condução das aulas no período de quarentena, houve adiamento da formação de professores para elaboração dos projetos que vão integrar a IV FERCITEC, mas os trabalhos da equipe organizadora continuam.
 
No conjunto de ações está a realização da primeira etapa de formação com professores do estado, de todas as áreas, com total de 40 horas, no Espaço de Formação e  Tecnologias para Professores (EfeX), localizado no Campus 1 da FURB, com a finalidade de preparação para a feira. Essa ação estava prevista para ser realizada em abril. "Já fizemos um contato com os diretores das escolas, oportunidade na qual divulgamos o que seria uma primeira conversa com os professores para divulgar o projeto e o percurso formativo, e no caso de interesse na inscrição para a formação. Essa conversa aconteceria em abril, mas foi adiada para o segundo semestre de 2020 por conta da pandemia. Uma situação que requer tempo de adaptação e tem exigido dedicação especial dos professores da Universidade e das escolas para organizarem suas aulas mediadas por tecnologia”, afirmou Simone Leal Schwertl, coordenadora do projeto e da formação dos professores para a IV FERCITEC.
 
No dia 12 de março passado a equipe responsável pela parceria FURB e SED para a organização da IV FERCITEC esteve na Coordenadoria Regional de Educação para divulgar aos diretores das escolas estaduais o projeto e as etapas de formação de professores para elaboração de suas propostas.
 
A realização final da feira ainda não tem data fechada, em virtude dos desdobramentos da pandemia no país, mas acontecerá nas dependências da FURB. Os trabalhos elaborados e aprovados serão apresentados por estudantes a partir do 1º ano do ensino fundamental, até a última série do ensino médio e da educação profissional das escolas públicas estaduais. Ainda haverá uma segunda etapa da formação realizada por professores da FURB, que vai ocorrer após a feira, com a produção de material pedagógico decorrente do evento.
 
Mais informações sobre a formação e a feira estão no site www.furb.br/fercitec e podem ser solicitadas pelo WhatsApp (47) 3321-0275.  O projeto “FURB e Educação Básica promovendo a curiosidade científica e tecnológica entre os jovens" tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).