Laboratório de Didática da História da FURB celebra 10 anos com palestra e exposição na FURB
Por Palôma Cunradi, estudante de Jornalismo [29/08/2025] [14 h48]
O Laboratório de Didática da História (LADIH) da FURB deu início, no dia 22 de agosto, às comemorações pelos 10 anos de atividades. A programação contou com a palestra “A História do Ensino de História: um balanço necessário”, ministrada pela professora doutora Raquel Alvarenga Sena Venera, além da Exposição LADIH, aberta no Auditório da Biblioteca Universitária, no Campus 1.
O evento reuniu acadêmicos, professores e a comunidade em geral. A mostra apresentou trabalhos desenvolvidos por alunos da rede pública de Blumenau, orientados por professores vinculados ao LADIH, valorizando a integração entre universidade e educação básica.
Entre os participantes, esteve presente a professora Maria Célia Azevedo Lopes, que leciona História no ensino básico do Rio Grande do Sul. Integrante do LADIH há sete anos, ela participa das atividades a distância e veio especialmente a Blumenau para prestigiar os 10 anos do laboratório.
"Estou no Rio Grande do Sul e participo através dos nossos encontros online. É um momento que eu entro em contato com outros profissionais do campo da história, outros professores, então, a gente troca experiências, estuda e faz leituras. Tem muitos colegas que divulgam suas pesquisas, suas práticas e a gente faz então esse contato através do grupo. É importante para quem está atuando em sala de aula porque é um momento que a gente reflete sobre nossa prática. É um momento em que me inspira", conta a professora Maria Célia.
O evento reforçou o papel do LADIH como espaço de trocas acadêmicas, formação docente e inovação didática no ensino de História.