FURB firma parceria com Associação Renal Vida de Blumenau para contrapartidas do programa Universidade Gratuita

FURB firma parceria com Associação Renal Vida de Blumenau para contrapartidas do programa Universidade Gratuita

Foto: Leo Munhoz/ Secom

Estudantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que foram beneficiados pelo programa Universidade Gratuita poderão realizar atividades de contrapartida na Associação Renal Vida, em Blumenau. O termo de cooperação foi assinado simbolicamente na última semana, durante evento da Secretaria de Estado da Educação, e prevê a participação de estudantes que já finalizaram seus cursos de graduação. Com isso, a FURB torna-se a primeira universidade do Estado a firmar parceria para a realização de contrapartida do programa Universidade Gratuita após a alteração de legislação, realizada em janeiro deste ano.

“Entramos em contato com a Renal Vida que, de imediato, gostou muito da proposta, então firmamos esse termo de cooperação. Já temos estudantes fazendo a contrapartida na instituição e trabalhando a serviço da comunidade”, explica Roberta Andressa Pereira, chefe da Divisão de Apoio à Extensão (DAEX) da FURB. A Renal Vida deve oferecer oportunidades que aliam as necessidades da associação às possibilidades de atuação dos profissionais recém-formados. Além de profissionais da área da Saúde, a entidade também deve oferecer vagas para as áreas de Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Direito, por exemplo.

Na FURB, cerca de 70 beneficiários do Universidade Gratuita já concluíram seus cursos de Graduação e devem realizar a contrapartida, conforme estabelece a legislação. Neste momento, a prioridade da Divisão de Apoio à Extensão (DAEX) é encaminhar para a contrapartida os beneficiários que concluíram a graduação no ano passado. A legislação do programa Universidade Gratuita estabelece que os estudantes beneficiados devem realizar 120 horas de atividades junto à comunidade para cada semestre de benefício recebido (até o limite de 480 horas prestadas). Os estudantes beneficiados têm um prazo de até dois anos após a conclusão do curso para cumprir a carga horária de contrapartida determinada pela legislação. A equipe da DAEX permanece em negociação com outras entidades para firmar novos termos de cooperação e ampliar as oportunidades oferecidas.

Quem precisa realizar a contrapartida, deve ficar atento aos telefones cadastrados junto à universidade, pois a equipe da DAEX está entrando em contato. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contrapartida@furb.br ou para o telefone (47) 3321 0642, que funciona como WhatsApp.