MIPE encerra sua 19ª edição com premiação de estudantes e professores
Por Camila Maurer [19/09/2025] [11 h02]
A 19ª edição da Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Mipe) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) terminou nesta quinta-feira, 18. A solenidade de encerramento reuniu integrantes da gestão superior, professores e estudantes no auditório do Bloco J para a entrega do III Prêmio Lucia Sevegnani de Democratização do Conhecimento. A premiação objetiva incentivar a divulgação do conhecimento produzido na universidade em linguagem à comunidade e contempla três categorias: Estudantes de Graduação, Estudantes de Pós-Graduação e Professores FURB.
Na categoria Estudantes de Graduação, os vencedores foram Sophia Michels Rodrigues, Adrian Patrick Leicht, Helen Michels Rodrigues e William Dumaszak, com o trabalho intitulado “O que está por trás da desigualdade de renda no Brasil, um estudo para dados de 2022”. O segundo lugar ficou com a equipe composta por Kelli Cristina Andrzejewski, Paola Priebe, Ligia Hoepfner e Mônica Cristina Nunes, autoras do trabalho “Empoderando Pacientes do SUS: Materiais Educativos sobre o Uso de Canetas de Insulina”.
A categoria Estudantes de Pós-Graduação teve como vencedora a estudante Katiúscia Raika Brandt Bihringer, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, com o trabalho “Formação docente em/para escolas públicas bilíngues: um documentário de experiências conjuntivas de desenvolvimento profissional”. Em segundo lugar, o trabalho “Valoro muito: um projeto de divulgação científica sobre práticas com linguagens e o enfrentamento à desinformação”, de autoria de Leonardo Cristiano Gieseler e Adriana Fischer.

Na categoria Professores FURB, a premiada foi a professora Daniela Tomio, professora do Departamento de Educação e pesquisadora vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB) e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), com o trabalho “Biblioteca da Floresta Catarinense: divulgando ciência na escola para educação florestal”. Em segundo lugar, foi premiado o trabalho “Nós, Mulheres de Blumenau: o Projeto Focus como ferramenta de diagnóstico social e transformação pública”, de autoria de Fabrícia Durieux Zucco e equipe do Projeto Focus.
A Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura é realizada anualmente no mês de setembro e objetiva socializar o conhecimento produzido na instituição. A edição deste ano bateu recorde histórico de inscritos: foram 681 trabalhos nas categorias Pesquisa, Ensino, Pós-Graduação e Extensão. Michele Debiasi Alberton, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura considera que o evento atingiu com sucesso seus objetivos. “Ficamos muito felizes com o resultado desse evento, principalmente porque tivemos um recorde de inscritos e participação da comunidade externa. Tivemos estudantes de escolas básicas participando da Mipe, professores que apresentaram trabalhos e são nossos alunos ou ex-alunos e estão trabalhando na Educação Básica trouxeram seus alunos, o que nos deixa muito contentes, além da participação de estudantes estrangeiros”, destaca.
Palestra de professora da Unochapecó discutiu extensão no Ensino Superior
No período da tarde, a programação do último dia da Mostra contemplou os “Desafios e Potencialidades do PROEX-PG”, em palestra ministrada por Vanessa Corralo, Doutora em Bioquímica Toxicológica e Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unochapecó. No evento, a pesquisadora ressaltou a importância da atuação dos pós-graduandos em projetos de extensão de suas universidades.
A pesquisadora ressaltou a importância da atuação dos pós-graduandos nos projetos de extensão da universidade. “Hoje as pesquisas da pós-graduação têm que estar voltadas para o mundo real. Quando a gente leva a extensão, a gente também encontra problemas e, a partir desses problemas, a gente consegue fazer pesquisa voltada para o mundo real”, enfatiza. Implementado pela CAPES em 2023, o PROEX-PG é o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação, que tem como objetivo fortalecer as ações de extensão na pós-graduação, através do envio de recursos para os projetos.