FURB marca presença no Fórum Nacional de Coordenadores de Ciências Biológicas

FURB marca presença no Fórum Nacional de Coordenadores de Ciências Biológicas

Foto: Acervo pessoal

O professor Sérgio Luiz Althoff, do Departamento de Ciências Naturais da FURB, representou a instituição no Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas 2025, realizado em Brasília. O encontro reuniu líderes acadêmicos de todo o país para debater as Novas Diretrizes Curriculares das Ciências Biológicas, com o tema “O Biólogo do presente, e o Biólogo do futuro”.

A programação incluiu painéis, palestras e debates sobre temas atuais da profissão, como o uso da inteligência artificial, a ética do Biólogo nas redes sociais, práticas integrativas e aconselhamento genético, novas categorias do Sistema CFBio/CRBios, além da consultoria como campo de atuação. Outro momento de destaque foi a sessão especial realizada no Senado Federal em homenagem ao Biólogo, reforçando a importância social e científica da área.

Segundo Sérgio, participar do fórum trouxe ganhos imediatos para os cursos da FURB. “Foi uma oportunidade única para discutir tópicos relevantes para o ensino de Ciências Biológicas, explorar estratégias inovadoras e trazer em primeira mão as discussões sobre a necessidade de constante atualização dos cursos”, destacou.

Como ministra no primeiro semestre a disciplina Atuação Profissional do Biólogo, o professor ressalta que já poderá compartilhar com os estudantes as informações sobre as mais de 240 subáreas de atuação profissional distribuídas em quatro grandes áreas definidas pelo Conselho Federal de Biologia: Educação, Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção Industrial. Ele lembra que, embora seja comum associar o Biólogo apenas à docência ou ao meio ambiente, existem mais de 50 possibilidades de atuação na saúde e outras 35 na biotecnologia e na produção industrial. “Levar essas informações logo no início do curso ajuda a reduzir preconceitos e dúvidas, além de contribuir para diminuir a evasão nos primeiros semestres”, explicou.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas ainda estão em discussão junto ao MEC, mas o professor acredita que a participação no fórum permitirá avanços importantes para a FURB. “Com essa interlocução nacional, teremos condições de aprimorar os Projetos Pedagógicos de Curso da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Biológicas, adequando-os às necessidades profissionais e de mercado da nossa região”, afirmou.

Para os estudantes, as novidades devem aparecer já em sala de aula. “Desde melhorias na informação sobre atuação profissional até atualizações de disciplinas para ampliar o leque de subáreas em que podem atuar. Isso tornará nossos estudantes ainda mais preparados e competitivos no mercado”, concluiu Sérgio.