FURB integra universidade e escolas no XVII Seminário das Licenciaturas e XI Seminário do PIBID

FURB integra universidade e escolas no XVII Seminário das Licenciaturas e XI Seminário do PIBID

Foto: Elisiane Roden

Formar professores preparados para os desafios da educação é uma das principais missões da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Com esse objetivo, a instituição promove, entre os dias 18 e 20 de setembro, no Campus 1, a XVII edição do Seminário das Licenciaturas em conjunto com o XI Seminário Integrado do PIBID. O encontro reúne mais de mil participantes entre estudantes, docentes, professores da Educação Básica e comunidade, consolidando-se como um dos principais espaços de diálogo sobre práticas pedagógicas e inovação no ensino.

A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (18), no Ginásio da FURB, com a apresentação do Coro da Universidade. A programação é gratuita e aberta ao público, envolvendo não apenas os 15 cursos de graduação em licenciatura da instituição, mas também projetos desenvolvidos em escolas da região.

Segundo a coordenadora do colegiado das licenciaturas da FURB, Simone Riske Koch, a proposta é valorizar as práticas educativas que articulam ensino, pesquisa e extensão. “É um espaço para mostrar a potência das Licenciaturas e aproximar os futuros professores da realidade da educação básica, com toda sua diversidade e complexidade. Ao longo dos três dias, teremos debates sobre práticas colaborativas, estágios, apresentação de 115 trabalhos acadêmicos e oficinas pedagógicas ligadas ao PIBID, que hoje conta com seis subprojetos e 144 bolsistas”, destacou.

O seminário foi pensado de forma a integrar as experiências da universidade com o dia a dia das escolas. Para o professor Josué de Souza, do curso de Ciências Sociais e participante da roda de conversa sobre Práticas Sensíveis para uma Educação Colaborativa, essa integração é essencial. “O conhecimento científico não é monopólio da universidade. Ele também é produzido em outros espaços de educação, como escolas municipais e estaduais. O seminário é o momento de dialogar e mostrar como esses mundos podem atuar de forma colaborativa”, afirmou.

Já o pró-reitor de ensino da FURB, Romeu Hausmann, reforçou o papel consolidado do evento. “É um seminário que mostra toda a força das nossas Licenciaturas, com um trabalho sério na formação de professores que atuam em nossa região há muitos anos. Isso nos orgulha muito, por integrar universidade, escolas e comunidade em torno da educação”, avaliou.

Além de docentes e gestores, estudantes também reconhecem o impacto da iniciativa em sua formação. Eduardo Kopsch, acadêmico da 7ª fase de Educação Física, relatou a experiência de apresentar trabalhos e acompanhar os debates. “É uma chance de fortalecer a oratória, compartilhar o que produzimos e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências de colegas e professores. Estou empolgado para adquirir mais conhecimento e levar isso para a minha futura prática docente”, afirmou.

 

 

Programação

18/09 – Quinta-feira

  • 08h30 – Feira da Economia Solidária
  • 18h30 – Abertura Oficial
  • 19h00 – Roda de Conversa: Práticas sensíveis para uma educação colaborativa

19/09 – Sexta-feira

  • 14h00 – Seminário de Estágio das Licenciaturas com as Redes de Ensino (Auditório da Biblioteca)
  • 18h30 – Comunicações Orais (Salas de Aula) – apresentação de 115 trabalhos acadêmicos

20/09 – Sábado

  • 08h30 – Oficinas Pedagógicas (Auditório da Biblioteca), com atividades dos cursos de licenciatura e subprojetos do PIBID
  • 11h30 – Encerramento (Auditório da Biblioteca)