FURB cria bacharelado em Ciência de Dados, o primeiro de SC, com início previsto para 2026

FURB cria bacharelado em Ciência de Dados, o primeiro de SC, com início previsto para 2026

Foto: Internet

A FURB terá no primeiro semestre de 2026 um novo curso de graduação: o bacharelado em Ciência de Dados. Com 50 anos de expertise com cursos na área de tecnologia da informação (TI), sendo fundamental para a qualificação do mercado de trabalho na área para a região de Blumenau, um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, a FURB passará a ter três cursos de graduação com foco em TI. O novo curso ainda terá uma Agência Integrada de Computação Aplicada, que desenvolverá solução de problemas práticos em contexto regional.

A criação do novo curso já passou pela deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e foi aprovado pelo Conselho Universitário da FURB na última quinta-feira (16). A ideia do curso surgiu com o objetivo de complementar o portfólio de cursos de graduação da FURB, que vislumbra uma lacuna na área de estatística, matemática e inteligência artificial em um diálogo com os sistemas e a computação.

“Hoje em dia, o mercado de trabalho, não só do segmento de TI, como de outros segmentos, tem uma demanda alta por profissionais da área de dados, que atualmente é considerada uma das principais profissões do século XXI. A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar, envolve computação, inteligência artificial, matemática e estatística. É uma área nova do conhecimento, surgiu de uma necessidade de mercado, de você ter um profissional capaz de interpretar grandes volumes de dados, ou seja, transformar dados em conhecimento que vão ser aplicados para gerar soluções inteligentes para diversos segmentos, negócios, finanças, setor público, setor da saúde, área ambiental, seguindo essa linha”, destaca o professor Jonathan Gil Müller, que será o coordenador do novo bacharelado em Ciência de Dados.

O curso de graduação, que é o primeiro bacharelado na área em Santa Catarina, terá duração total de oito semestres e integrará o Departamento de Sistemas e Computação, no âmbito do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN). Serão estruturados quatro laboratórios novos para os estudantes do curso, sendo que o primeiro já estará pronto para o início de 2026.

As aulas serão no período noturno, no campus 1 da FURB, e o curso não terá estágio curricular obrigatório ou Trabalho de Conclusão de Curso, pois a sua comissão de elaboração propôs substituir tais componentes por atividades que desenvolverão soluções para problemas práticos a partir da ação destes estudantes na futura Agência Integrada de Computação Aplicada, contemplando as horas de extensão previstas no currículo do curso e o desenvolvimento prático das competências curriculares obrigatórias para estes estudantes, reforçando a integração entre ensino, pesquisa e extensão.