Elaborado por pesquisadores do PPGDR FURB, artigo sobre gestão de desastres climáticos conquista premiação em evento no RJ
Por Lucas Adriano [11/11/2025] [17 h40]
Um artigo de autoria dos pesquisadores Marcos Antonio Mattedi e Maria Roseli Rossi, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB, conquistou o terceiro lugar geral e o Prêmio Bronze no III Encontro com a Ciência – Estado, Ciência e Sociedade na produção de conhecimento científico e tecnologias para a atuação em desastres. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (11) no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e contou com transmissão online.
O trabalho possui o seguinte título: “Da Gestão de Risco de Desastres (GRD) à Gestão Integral de Risco de Desastres (Integral Disaster Risk Management – GIRD): avanços epistemológicos com o novo paradigma teórico-conceitual da gestão dos desastres”. A obra apresenta uma contribuição teórica para propor uma transição do modelo tradicional de Gestão de Risco de Desastres (GRD) para a Gestão Integral de Risco de Desastres (GIRD) que, segundo os autores, trata de uma nova abordagem que incorpora dimensões sociais, territoriais, políticas e epistemológicas no enfrentamento aos desastres.
Ao longo do artigo, os autores explicam que a gestão integral representa um avanço epistemológico pois desloca o foco da reação para a integração entre Prevenção, Governança e Território. Mais do que uma metodologia, a pesquisa é relevante, na visão dos autores, pois constitui um paradigma conceitual, que reposiciona a ciência (conhecimento científico), o Estado e a Sociedade como coprodutores da gestão do risco. “O reconhecimento concedido por este prêmio reforça a importância de compreender os desastres como processos complexos e multiescalares, que exigem uma gestão integrada e colaborativa entre ciência, Estado e sociedade”, destacam.
A Comissão Científica do III Encontro com a Ciência avaliou os trabalhos com base em critérios de relevância, originalidade e contribuição científica. O artigo dos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET) obteve média 4,4, figurando entre os três melhores do evento.
Além do Prêmio Bronze, a pesquisadora Maria Roseli Rossi também conquistou uma Menção Honrosa com o artigo “A intersetorialidade e a Gestão Integral de Risco de Desastres em Santa Catarina”. Egressa do curso de Serviço Social da FURB, Maria Roseli é professora substituta no Departamento de Serviço Social da FURB, sendo Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional pela FURB. Durante toda a pós-graduação, contou com a orientação do professor Marcos Antonio Mattedi e teve amplos estudos sobre gestão dos desastres em Blumenau e em outras partes do país.
Os trabalhos foram elaborados no âmbito do Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET), grupo de pesquisa que tem como objetivo problematizar as implicações associadas a fusão da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, com foco em pesquisa científica na área da sociologia, com acompanhamento da produção bibliográfica na área e produção de informações associadas à tecnociência. O NET-DR existe na FURB desde 2006 e conta com uma produção intelectual consolidada ao longo de toda a sua história.

