Elaborado por pesquisadores do PPGDR FURB, artigo sobre gestão de desastres climáticos conquista premiação em evento no RJ

Elaborado por pesquisadores do PPGDR FURB, artigo sobre gestão de desastres climáticos conquista premiação em evento no RJ

Foto: Internet

Um artigo de autoria dos pesquisadores Marcos Antonio Mattedi e Maria Roseli Rossi, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB, conquistou o terceiro lugar geral e o Prêmio Bronze no III Encontro com a Ciência – Estado, Ciência e Sociedade na produção de conhecimento científico e tecnologias para a atuação em desastres. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira (11) no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e contou com transmissão online.

 

O trabalho possui o seguinte título: “Da Gestão de Risco de Desastres (GRD) à Gestão Integral de Risco de Desastres (Integral Disaster Risk Management – GIRD): avanços epistemológicos com o novo paradigma teórico-conceitual da gestão dos desastres”. A obra apresenta uma contribuição teórica para propor uma transição do modelo tradicional de Gestão de Risco de Desastres (GRD) para a Gestão Integral de Risco de Desastres (GIRD) que, segundo os autores, trata de uma nova abordagem que incorpora dimensões sociais, territoriais, políticas e epistemológicas no enfrentamento aos desastres.

 

Ao longo do artigo, os autores explicam que a gestão integral representa um avanço epistemológico pois desloca o foco da reação para a integração entre Prevenção, Governança e Território. Mais do que uma metodologia, a pesquisa é relevante, na visão dos autores, pois constitui um paradigma conceitual, que reposiciona a ciência (conhecimento científico), o Estado e a Sociedade como coprodutores da gestão do risco. “O reconhecimento concedido por este prêmio reforça a importância de compreender os desastres como processos complexos e multiescalares, que exigem uma gestão integrada e colaborativa entre ciência, Estado e sociedade”, destacam.

 

A Comissão Científica do III Encontro com a Ciência avaliou os trabalhos com base em critérios de relevância, originalidade e contribuição científica. O artigo dos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET) obteve média 4,4, figurando entre os três melhores do evento.

 

Além do Prêmio Bronze, a pesquisadora Maria Roseli Rossi também conquistou uma Menção Honrosa com o artigo “A intersetorialidade e a Gestão Integral de Risco de Desastres em Santa Catarina”. Egressa do curso de Serviço Social da FURB, Maria Roseli é professora substituta no Departamento de Serviço Social da FURB, sendo Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional pela FURB. Durante toda a pós-graduação, contou com a orientação do professor Marcos Antonio Mattedi e teve amplos estudos sobre gestão dos desastres em Blumenau e em outras partes do país.

 

Os trabalhos foram elaborados no âmbito do Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET), grupo de pesquisa que tem como objetivo problematizar as implicações associadas a fusão da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, com foco em pesquisa científica na área da sociologia, com acompanhamento da produção bibliográfica na área e produção de informações associadas à tecnociência. O NET-DR existe na FURB desde 2006 e conta com uma produção intelectual consolidada ao longo de toda a sua história.