Narrativas da Pedagogia com uso do Instagram

Narrativas da Pedagogia com uso do Instagram

Foto: CMC

 

Não são apenas histórias que as alunas de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) contam no endereço @pedagogiafurb: elas também ensinam brincadeiras para os pequenos, dão dicas de receitas simples para o lanche, mostram como fazer slime e massinha em casa e dão dicas para os pais. Elas estão criando conteúdos de qualidade para tornar esse período de quarentena mais fácil para adultos e crianças.
 
A ideia da criação da página na rede social partiu da professora do curso de Pedagogia Sônia Andrade, que buscava atividades para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos e para oferecer um serviço ao público em geral. “Estamos usando a criatividade para dar continuidade ao conteúdo e ajudar os pais a ocuparem esse tempo com as crianças. Por isso, sugeri que as alunas do sétimo período criassem um Instagram para postarmos atividades diariamente e contar histórias para quem estava em casa”, explicou a professora.
 
Depois de criar a página, estudantes de vários períodos começaram a produzir materiais que passam pela curadoria das alunas do sétimo período. A análise é feita com bastante cuidado, levando em conta a qualidade do conteúdo e a faixa etária a que se destina. “A gente vê a arte, se a resolução está boa, confere as dicas, as receitas... Além disso, criamos as legendas e postamos”, lembra Nicolle da Silva, uma das responsáveis pela curadoria.
 
De acordo com a professora Sônia Andrade, há uma infinidade de ferramentas sendo utilizadas pelas estudantes todos os dias e a resposta da audiência tem sido positiva. “É excelente! Muita gente usando as atividades para ocupar o tempo ocioso com as crianças”. Em menos de uma semana a página já tem mais de quatrocentos seguidores e chegou a ter quinhentas visualizações em um único vídeo.
 
“Quando começamos eu pensei que seria algo pequeno. Aí começaram a surgir ideias, fizeram templates, vídeos editados, bem legais. Tivemos um público grande em pouco tempo, foi uma surpresa! Não só pelo retorno, mas também pelas meninas do curso que estão bem engajadas”, ressaltou Nicolle.
 
Alunos de outros cursos também estão participando das ações, como é o caso de José Inácio, graduando de Artes Visuais da FURB, que aceitou o desafio criativo e fez uma live com uma contação de histórias.
 
A importância da escola na sociedade
 
Essa tem sido uma oportunidade para que os envolvidos reiterem a importância da profissão para a comunidade. “A sociedade, de forma geral, está vendo como a escola tem uma importância significativa, não é só o lugar em que as famílias deixam os filhos, mas também em que as crianças realmente aprendem, se desenvolvem”, afirmou a professora Sônia Andrade.
 
Afinal, ser professor é uma tarefa que exige esforço, formação, empatia, compreensão do contexto e muita atenção. Sônia encerrou: “não é tarefa pra qualquer um, é tarefa para quem estuda, se profissionaliza, pra quem sabe o que fazer. Acredito que esse seja um momento muito importante em que todos estão aprendendo juntos”.
 
SEMED também terá plataforma à distância
 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está estudando disponibilizar para mais de 35 mil alunos da rede pública municipal o acesso à plataforma de Ensino a Distância (EAD) criada pelo órgão. Para tal, há um cadastro virtual disponível para que as famílias informem se tem internet à disposição e se há equipamentos disponíveis para as crianças, tais como computador, tablet ou smartphone.
 
O cadastro virtual pode ser preenchido até domingo, dia 29 de março, pelo site www.blumenau.sc.gov.br/cadastroaluno ou pelo Aplicativo Pronto Mobile.