Webconferência para orientar coordenadores sobre COVID-19
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/03/2020] [18 h08]
Com o objetivo de orientar os cursos de graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) a organizarem atividades à distância que se fizerem necessárias, caso a situação em relação ao Coronavírus venha a ultrapassar o Nível 1, de Alerta, conforme indicativo da Prefeitura Municipal de Blumenau, já que a FURB tem sua sede neste município, o pró reitor de Ensino, Romeu Haussmann e o presidente do Comitê de Prevenção ao Covid-19, vice reitor João Gurgel, realizaram na tarde de ontem uma webconferência com mais de 30 coordenadores de curso.
Durante uma hora responderam a várias dúvidas que surgiram ao longo do dia por alunos e professores e explicaram como a instituição está se preparando caso haja alteração no quadro local da pandemia. O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Leonardo Sezerino, participou ao final do encontro e apresentou preocupações dos estudantes. Sezerino passa a integrar o Comitê. O pró-reitor de Ensino, Romeu Haussmann, reforçou que a FURB segue as normativas oficiais do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado e prefeitura local. “Se mudar o estágio em que Blumenau se encontra imediatamente definiremos novas medidas”, afirmou.
Sobre isolamentos relembrou as instruções divulgadas em portaria divulgada no início da tarde pela reitoria, pelas quais são mantidas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, excetuando-se os eventos e outras atividades presenciais coletivas que envolvam público externo à Universidade, ou que tenham a participação de idosos e pessoas de outros grupos de risco para complicações da infecção pelo coronavírus.
“Temos que ser um vetor de informação correta”, sublinhou Haussmann, adiantando que já orientou sua equipe a estudar alteração no calendário acadêmico, se mudar o estágio de Blumenau. O coordenador do comitê, João Gurgel, assinalou que todas as ações planejadas devem seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde.
Entre os cuidados, o de que servidores que retornarem de férias ou afastamentos legais, que chegarem de locais ou países com transmissão comunitária do COVID-19, deverão desempenhar suas atividades via home-office durante 7 dias, contados da data de seu retorno, devendo comunicar tal fato à Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) acompanhado de documento que comprove a realização da viagem.
A própria realização da reunião com coordenadores por webconferência serviu como exemplo, segundo Haussmann, para os professores usarem a ferramenta Teams da Microsoft, inseridas em todas as disciplinas da Universidade. Aulas teóricas podem ser realizadas à distância, em casos urgentes, e ficam gravadas para acesso posterior.
Profissionais da Divisão de Modalidades de Ensino (DME) começaram a reforçar cursos de capacitação aos professores.
Os discentes que retornarem de viagem ou que chegarem de locais ou países com transmissão comunitária do COVID-19 deverão comunicar tal fato à coordenação de seu respectivo curso, acompanhado de documento que comprove a realização da viagem. As informações sobre a pandemia e normativas da universidade começaram a ser organizadas na página www.furb.br/coronavírus.