Divulgadas primeiras orientações para comunidade acadêmica
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [13/03/2020] [18 h06]
O Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Universidade Regional de Blumenau (FURB) definiu na tarde desta sexta-feira, 13 de março, orientações para a comunidade acadêmica, considerando que o município se encontra em Estado Alerta, conforme divulgado pela manhã em coletiva de imprensa pelas autoridades de saúde na Prefeitura Municipal de Blumenau.
“Nossa responsabilidade enquanto instituição regional é muito grande. Sabemos que a maioria da comunidade acadêmica não está nos grupos de risco do Coronavirus, mas precisamos agir agora, para evitar que o vírus se espalhe. Vamos transmitir informação e não o novo vírus”, pontua o vice-reitor João Gurgel, Doutor do Centro DE Ciências da Saúde, que lidera o comitê.
De acordo com o comitê, as orientações para a comunidade acadêmica são:
- Aulas e atividades mantidas enquanto vigorar o nível 1, de alerta, na cidade.
- Qualquer alteração do quadro, como a evolução para o nível 2, em que já há confirmação de pacientes com coronavírus e as medidas tomadas a partir de então, serão informadas no site www.furb.br e nas redes sociais da Universidade.
- Estudantes e professores que estejam retornando de viagens ao exterior, por recomendação do Ministério da Saúde, devem permanecer em casa por sete dias.
- Para quem está de viagem marcada para o exterior o indicado é verificar a situação do país de destino e avaliar.
- Casos não esclarecidos por meio das informações divulgadas podem ser encaminhados para o endereço ouvidoria@furb.br
A prevenção ao coronavírus segue regras que valem para outros tipos de vírus, como o influenza, por exemplo, e que incluem os cuidados com a higiene pessoal, especialmente das mãos e a etiqueta respiratória, que significa cobrir o rosto com o cotovelo ao tossir ou espirrar, usar (e logo descartar) lenços de papel, evitar aglomerações (especialmente quem estiver com sintomas respiratórios, como tosse ou falta de ar) e restringir o contato físico.
Coletiva de Imprensa
O prefeito municipal de Blumenau, Mário Hildebrandt, juntamente com equipe de saúde, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 13 de março, para alinhar informações sobre o avanço do Coronavirus (Covid-19). Segundo a médica infectologista, Luisa Andrea Torres Salgado, da vigilância epidemiológica, as unidades de saúde do município, incluindo os hospitais, já estão preparadas para lidar com o novo vírus, que pode provocar desde um resfriado até uma pneumonia grave. “Os protocolos de atendimento estão implantados e os profissionais sabem o que fazer quando recebem alguém com sintomas”, garantiu Luisa.
Na coletiva, a equipe da prefeitura trouxe informações para combater o pior cenário da contaminação pelo vírus: as notícias falsas. “É hora de prudência e prevenção, não de pânico”, disse o prefeito. Segundo ele, o monitoramento da situação é constante e está alinhado às determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Em Santa Catarina eram dois casos confirmados até a manhã desta sexta-feira.
“O Ministério da Saúde deverá informar as medidas não farmacológicas que deverão ser adotadas pelos próximos dias, como por exemplo, a suspensão de aulas ou eventos. Até lá, todas as atividades estão mantidas”, disse o prefeito Mario Hildebrandt. Ele ressaltou ainda que o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) está mobilizado, inclusive durante o final de semana, para atualizar medidas e informações à população. “Qualquer alteração de cenário, chamaremos a imprensa e informaremos a população”, destacou.