Inscritos no UNIEDU devem reunir documentos
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [13/03/2020] [18 h02]
A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) publicou nesta sexta-feira, 13 de março, o edital com os procedimentos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) para distribuição das bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina do Governo do Estado (www.furb.br/uniedu) . Aproximadamente 1300 universitários já preencheram o formulário e agora devem ficar atentos aos documentos que precisam entregar na Praça de Atendimento ao Estudante (sala A 100 do campus I), entre os dias 16 e 23 de março, das 8h às 20h30.
Até o dia 17 de março os interessados nas bolsas ainda poderão fazer o cadastro na plataforma UNIEDU (www.uniedu.sed.sc.gov.br). O resultado dos classificados será no dia 1 de maio. Para estudantes que apresentarem dificuldades financeiras em manter suas mensalidades até a análise final da documentação, a instituição recomenda que procurem a Divisão de Administração Financeira para encaminhamento de cada caso.
Por conta das alterações na distribuição de bolsas em relação ao que ocorria em anos anteriores, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) está fazendo palestras para prestar esclarecimentos. Elas aconteceram nos dias 12 e 13 e continuam na segunda-feira, 16 de março, no auditório do bloco D do campus 2, às 9h30 e às 19h30.
A assistente social da CAE, Lucimara Borges, orientou os alunos a preencherem o novo formulário. “O processo teve várias alterações este ano, por isso os alunos precisam entrar o quanto antes no site e preencher os dados de forma correta. Pequenos erros nessa etapa podem atrasar o seu processo ou mesmo causar transtornos posteriormente”, avisou Lucymara Borges.
A inscrição no UNIEDU é a única forma de acessar às bolsas. “ Os critérios agora serão apenas os estabelecidos pelo Governo do Estado e estão diretamente ligados à carência monetária”, reitera Lucymara Borges.
Sobre os critérios para acessar as bolsas da UNIEDU, o aluno precisa:
- estar regularmente matriculado no semestre;
- não ter diploma de outra graduação;
- comprovar residência mínima de 2 anos em Santa Catarina;
- não receber outras bolsas de recursos públicos;
- comprovar carência monetária;
- preencher o cadastro da Uniedu.
Outros pontos importantes dizem respeito à modalidade e vigência dos auxílios. As bolsas de estudo podem cobrir de 25% a 100% do valor da mensalidade, desde que o valor não ultrapasse a soma de dois salários mínimos do ano anterior, neste caso R$1996,00, e as de pesquisa têm o teto de um salário mínimo, R$998,00.
A boa notícia é que quem conseguir o auxílio terá direito à bolsa até o final do curso, mediante tempo mínimo para se formar, no caso de bolsas de estudo, o que não se aplica para outras modalidades que são garantidas pela duração dos respectivos projetos. Funciona assim: se o aluno está no 5º período de um curso que dura 4 anos, ou seja, 8 períodos, terá sua bolsa renovada por mais 3 semestres, que, presume-se, seja o tempo necessário para ele se formar. No entanto, é necessário refazer o cadastro a cada 6 meses e passar em todas as disciplinas, informando individualmente o Governo do Estado na plataforma UNIEDU.
“Para não perder a bolsa o aluno precisa passar em todas as disciplinas em que está inscrito”, reforça Lucymara Borges. “Caso ele não consiga se formar no tempo estipulado, a bolsa será encerrada. Então ele precisa recomeçar todo o processo”, concluiu a servidora.
Resumindo o cronograma:
17/03 - último dia para preencher o cadastro
16/03 a 23/03 - entrega de documentos na Praça do Estudante, das 8h às 20h
18/03 a 31/03 - análise de documentos (CAE)
06/04 - listagem geral com resultados da análise de documentos
10/04 a 15/04 - sistema reaberto ao para reajustes para ajustes de informação
01/05 - resultado final.