Pomerode e FURB estudam criação de parques

Pomerode e FURB estudam criação de parques

Foto: CMC/ Prefeitura de Pomerode

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Prefeitura de Pomerode assinaram um convênio para estudos de implantação e revitalização em áreas de lazer do município, considerado o mais alemão do Brasil. É o projeto “Cidade, Rio e Vitalidade: diretrizes para estruturação de parques no município de Pomerode”, realizado pelo Núcleo de Estudos Urbanos Regionais (NEUR) e coordenado pela professora da FURB e arquiteta Carla Cintia Back.
 
Entre as etapas do trabalho realizado pela FURB estão: levantamento de dados, diagnóstico urbanístico, plano geral de estratégias de ação e a entrega final do projeto. Arquitetos, engenheiros e advogado fazem parte da equipe multidisciplinar, além de estudantes estagiários,  “para que a gente possa oferecer a melhor solução, desenho, considerando a questão ambiental, paisagística, clima e as melhores práticas para o espaço público utilizadas no Brasil e no mundo”, comentou Christian Krambeck, arquiteto e diretor do Instituto FURB.
 
As análises já começaram e os trabalhos devem durar até o fim do primeiro semestre de 2020. Após a apresentação do projeto, um edital deverá ser lançado para definir quais empresas vão implementar os parques e gerir a administração das áreas, através de uma parceria público-privada. 
 
Entre os locais que estão em análise está o futuro Parque Ambiental Lagoa do Weege, no bairro Pomerode Fundos, com uma área de aproximadamente 120 mil m². Outra área envolve a estruturação do Parque Central e futuro Parque Linear do Rio do Testo, no centro do município, com área de aproximadamente 270 mil m². “Nós identificamos e é uma aspiração do povo de Pomerode para que nós tenhamos parques, locais de convivência”, afirmou Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.
 
A reitora Marcia Sardá Espindola visitou o prefeito de Pomerode na quinta-feira, 27 de fevereiro, para tratar de várias iniciativas da universidade com o município. Segundo ela o estudo para criação de áreas de lazer é apenas um dos trabalhos que a FURB realiza em parceria com as prefeituras da região, como é o caso de Pomerode. “São vários projetos que são feitos em convênio com as prefeituras. Nós também viemos nos colocar à disposição para a nossa missão de ser uma Universidade regional buscando quais demandas das prefeituras, das gestões, que a FURB pode colaborar, com o apoio dos nossos professores e estudantes”, anunciou Marcia.