TCC da FURB conquista 2º lugar no Prêmio Inovação Catarinense

TCC da FURB conquista 2º lugar no Prêmio Inovação Catarinense

Foto: Oklinger Mantovanelli Júnior

Ao conquistar o segundo lugar no Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gustavo Mendes da Silva, do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau, entra para um time seleto de inovadores. A FAPESC reconheceu iniciativas em 11 categorias: agente da inovação, professor inovador, jovem inovador, TCC inovador, inventor independente, empresa inovadora, ICT inovadora, inovação em produto, inovação em processo ou serviço, inovação de impacto socioambiental, governo inovador.
 
O anúncio dos premiados foi na noite desta quarta-feira, 19 de fevereiro, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva. O engenheiro formado pela FURB Gustavo Mendes da Silva recebeu certificado, troféu e R$ 10.000,00. “Essa conquista é jamais algo que imaginei que poderia acontecer um dia. Fico muito feliz pelo reconhecimento que meu TCC teve”, comemorou. O professor universitário Paulo Barral, orientador do TCC, destacou a importância da inovação e empreendedorismo na graduação. “Que essa segunda colocação sirva de exemplo para os demais alunos que queiram trabalhar com a pesquisa, envolvendo a academia e a indústria”, afirmou.
 
O TCC desenvolvido por Gustavo apresenta o que ele desenvolveu juntamente com outros estudantes e professores do curso: uma nova versão de padiola, instrumento usado na área da na construção civil. Chamado de Padiolax, trata-se de um dosador de materiais,  criado inicialmente para a 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade (CCT), a partir da disciplina de Sustentabilidade na Construção Civil. Do projeto, veio o TCC. Com a segunda colocação estadual, o protótipo ganha um novo folego. “Desde 2018, início do projeto, a gente não parou. Estamos constantemente evoluindo nossa ideia. Com certeza essa conquista irá abrir portas”, declarou Gustavo.
 
O governador Carlos Moisés da Silva lembrou que quando orientava alunos como professor da Unisul, sempre cobrava aspectos práticos dos trabalhos, para soluções aos problemas que afetam as pessoas. O Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer foi criado em 2008 para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São destacados esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da FURB (PROPEX), Oklinger Mantovanelli Júnior, participou do evento em Florianópolis.
 
Expectativa para o Programa Centelha
 
O Padiolax também está entre os 100 finalistas do Programa Centelha, em um universo de mais de 1200 inscritos. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) que fomenta inovação e vai oferecer R$ 60 mil de investimento para os 20 melhores trabalhos, o programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O resultado final deve ser conhecido em março.