Vídeos de crianças sobre trânsito são premiados na Universidade

Vídeos de crianças sobre trânsito são premiados na Universidade

Foto: CMC/Ingrid Leonel

O último dia de aula dos alunos do sexto ano da Escola Básica Municipal Paulina Wagner, de Blumenau, foi bem diferente. Por terem participado em 2019 do projeto de extensão Te Orienta, do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foram até a Universidade na sexta-feira, 6 de dezembro, para a primeira mostra de vídeos do projeto. 
 
Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os universitários orientaram estudantes do sexto ano da escola a produzirem vídeos que promovam atitudes éticas no trânsito, inspirando virtudes humanas.
 
De acordo com o coordenador de educação para o trânsito da PRF na região, Rafael Melati, “eles foram muito criativos e conseguiram colocar muito amor, carinho e virtudes nos trabalhos, que foi o que quisemos passar”.  
A mostra foi realizada no espaço de cinema e vídeo da Biblioteca Universitária e, no total, 15 vídeos  foram produzidos por mais de 60 alunos reunidos em equipes.
 
Na sala escura, olhos atentos aos videos que registraram situações do cotidiano enfrentadas por muitos estudantes, grande parte residente no bairro Badenfurt. A professora de Língua Portuguesa Michele Oss-emer diz que participar do projeto foi um grande aprendizado, “especialmente a parte de roteiro e edição de vídeos, totalmente nova para nós”.
 
Os alunos capricharam nas produções e os três melhores vídeos foram premiados com medalhas e brindes, que incluem ingressos para cinema e um curso de produção de vídeos com a equipe profissional da FURB TV. 
 
A mostra também foi prestigiada por representantes da Escola Pública de Trânsito de Blumenau e a iniciativa foi aprovada. “Quando se fala em educação para o trânsito, toda ação é bem-vinda, especialmente voltada para as crianças que, assim, serão condutores melhores no futuro”, afirma o coordenador da Escola, Marco Rebello.  
 
Para a professora, coordenadora do projeto Te Orienta, Roseméri Laurindo, a parceria com a PRF e a escola municipal concretizam a missão da universidade em formar profissionais que estejam conectados com as demandas da comunidade e alinhados com produções que elevem as virtudes humanas.