Olhares de crianças sobre a cidade expostos na Universidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [25/11/2019] [19 h54]
Os olhares dos estudantes do sexto ano da Escola de Ensino Básico Luiz Delfino sobre espaços da cidade estão revelados em fotografias expostas na Universidade Regional de Blumenau. A mostra será aberta nesta terça-feira, 26 de novembro, às 19 horas, em frente à livraria universitária, no bloco I do campus 1 e marca o encerramento de mais uma etapa do projeto de extensão “Verter”.
A Escola de Ensino Básico Luiz Delfino fica localizada na região central de Blumenau e é parceira do projeto universitário de extensão desde edições anteriores. Vinte e cinco fotografias foram selecionadas para a mostra de 2019. Foram produzidas ao longo do ano pelos adolescentes envolvidos com as atividades de extensão coordenadas pela professora Anamaria Teles, que ministra disciplinas de Fotografia em vários cursos da FURB.
O projeto “Verter” busca desenvolver formas de inclusão social com adolescentes de escolas públicas da região de Blumenau, por meio de oficinas de fotografia. Anamaria Teles explica que “trabalhar a fotografia com os jovens permite, além de desenvolver a sensibilidade, promover a busca de formas de expressão que os liguem com a realidade. A gente percebeu nos passeios fotográficos no centro da cidade, no parque Ramiro e nas dependências da universidade, que eles passam a ocupar esses espaços de uma forma mais ativa”.
Juntamente com a professora de Artes da Escola, Monalisa Budel, a professora Anamaria Teles tem o propósito de tornar os fotógrafos estudantes também protagonistas dos espaços fotografados. A professora Monalisa tem solicitado trabalhos que desafiem o empoderamento dos alunos através do olhar que desenvolvem. “Eles começam a prestar mais atenção na cidade, a interagir com os espaços de forma que não são meros transeuntes”, afirma Teles.
Desde que o projeto deu início, em 2006, já foram contemplados cerca de 300 alunos de várias escolas ou espaços comunitários, além dos universitários. A professora universitária que no futuro esse tipo de intervenção possa se desenvolver mais e com outros parceiros, expandindo atividades em outras escolas e inclusive com cursos da FURB para além dos vinculados à Comunicação.
Como propósito inicial, o projeto nasceu como ação de inclusão social. “Partimos da observação de que a região não tem muitas atividades de lazer e cultura para os adolescentes, temos poucas ações nesse sentido. Então a gente propõe em parceria com a escola trabalhar essas questões de uma forma mais lúdica, com oficinas de fotografia que desenvolvemos na escola”, destaca a coordenadora.
O projeto Verter já foi levado em comunidades da rua Pedro Krauss, região da Toca da Onça, Coripós e Morro do Arthur. Possibilita ensinar os alunos a manusearem uma câmera fotográfica, a terem noções de enquadramento, composição e assim desenvolver atividades práticas dentro e fora da sala de aula.
Participarão da abertura da exposição a professora e coordenadora do projeto Anamaria Teles, juntamente com os autores das fotografias, que ficarão à mostra até o dia cinco de dezembro, em frente da Livraria Universitária. É aberta a toda comunidade para visitação.