“Masculinidades” é tema do Ciclo de Debates do CCHC

“Masculinidades” é tema do Ciclo de Debates do CCHC

Foto: CCHC

O Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) elegeu “Masculinidades, o que isso tem a ver com você?” como tema para o Ciclo de Debates nesta quinta-feira, 7 de novembro, às 18h30min, no auditório do bloco T. O objetivo dos organizadores é trazer o assunto para o contexto da Universidade, possibilitando um momento de reflexão aos que estarão presentes.

 

A palestrante será a professora Micheline Ramos de Oliveira, doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente pesquisadora do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É especializada em temas da contemporaneidade como saúde, segurança pública, violências, transversalidades étnico-raciais, de gênero, educação e meio ambiente.

“O debate sobre masculinidades tem o objetivo de possibilitar um espaço de reflexão diante do tema. Compreendendo que as masculinidades são resultados de uma construção social, histórica, institucional, simbólica e que está presente na vida de todos”, explica o professor Ricardo Bortoli, do curso de Serviço Social. Ele ressalta: “queremos provocar algum tipo de afeição no sentido de desconstruir aquilo que condiciona aspectos relacionados ao machismo, masculinidade tóxica, que faz também com quem os homens morram cerca de sete anos antes que as mulheres, que os homens se suicidem cerca de quatro vezes mais que as mulheres; os homens encarcerados, acima de 90% são do sexo masculino, a maior parte dos dependentes químicos também são homens”.

 

Como que os modelos de masculinidades também dificultam e trazem perda para os homens? É nesse sentido que o Ciclo de Debates pretende provocar e instigar, estimulando também o tema a estudado para contribuir no processo de formação das pessoas, na formação profissional, como assistente social, cientista social, enquanto comunicador, historiador, psicólogo, sugere Bortoli.