Premiados 15 novos talentos em Concurso de Literatura
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [31/10/2019] [20 h04]
A cerimônia de premiação do II Concurso Novos Talentos da Literatura “José Endoença Martins” foi realizada na última quarta-feira, 30 de outubro, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no auditório do bloco T, reunindo participantes de vários estados para receber o tão esperado prêmio. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), com o apoio do Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras, do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e também da Associação dos Professores da FURB (APROF).
O concurso recebeu obras inéditas em quatro categorias para contos nos subgêneros: fantasia, policial, terror e lenda urbana, além de uma categoria especial para aldravias (poemas de seis versos, uni vocabular e de temática livre); cada autor inscreveu apenas uma obra. Os melhores autores de cada categoria receberam troféu e certificado de participação. A distância não foi empecilho para alguns vencedores que vieram de São Paulo e Brasília para receber a premiação.
No total, 472 obras foram inscritas. Os trabalhos foram selecionados por um grupo de 38 avaliadores, professores da FURB e de outras instituições de ensino superior. “O concurso superou as nossas expectativas. Na primeira edição recebemos muitas inscrições, foi um trabalho bem difícil. Nessa nós restringimos os tipos de gêneros do concurso, só fizemos Contos e Aldravias. Mas mesmo assim tivemos quase quinhentas inscrições, então foi um concurso que está sempre superando nossas expectativas a cada edição”, explica a professora Valéria Mailer, da organização.
“O concurso surgiu quando pensamos justamente no incentivo ao jovem para escrever. Uma escrita criativa e não uma escrita padronizada ou de internet, algo criativo para que eles tivessem essa oportunidade de vivenciar um espaço de escrita criativa, sem amarras, sem padrões, realmente de liberdade. É muito gratificante ver os meninos de ensino médio, jovens, já se interessando pela Literatura. Dá muito trabalho, mas no final é muito gratificante, ficamos satisfeitos”, afirma emocionada a professora Valéria Mailer.
Da FURB uma acadêmica conquistou primeiro lugar na categoria Lenda Urbana. Gabriela Corrêa é estudante de Psicologia e ficou bastante feliz com a premiação, que foi entregue pelas mãos dos seus pais.
A coordenadora da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil (ABRAAI/Blumenau), Denise Anzorena, comenta que ficou grata por terem inserido aldravia como categoria.
Os premiados foram: FANTASIA, 1º - Neander Südel Ruthzatz (Quem é o Lobo? O Rei é o Lobo ou o Lobo é o Rei?), 2º - Francisco Emílio Pereira da Silva (Lobo Mau Bonzinho),
3º - Simone Lopes de Mattos (O Conto Dourado), Conto POLICIAL, 1º - Romário Lima Silva (O Papa-Osso), 2º - Vitor Camargo de Melo (Roda Viva), 3º - Alex Alexandre da Rosa (Dois Coelhos), TERROR, 1º - Anamara Oliveira Souza (A Cachoeira Assombrada), 2º - Bárbara Nitsche Leidens (O Suplício de Um Almoço), 3º - Tatianny Cristina Gosuen de Souza (Listrados), LENDA URBANA, 1º - Gabriela Correa (A Triste Pós-Vida de Uma Loira do Banheiro), 2º - Caroline Alves Martins Pires (A Inconfidente), 3º - Regina Ruth Rincon Caires (Vicentão, O Semideus), Especial ALDRAVIAS, 1º - Karita Helen da Silva (Nos Toques Sutis das Aldravias)
2º - Rosa Maria Soares Bugarin (Ressignificâncias), 2º - Vitoria Borges Bulhões (Texto Marca Pessoa Caneta Marca Texto).