Ética socioambiental é tema de mesa redonda na FURB
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [29/10/2019] [21 h01]
Desafios da Ética Socioambiental é o tema da mesa redonda organizada pelo Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais (IPÊS) da Universidade Regional de Blumenau, realizada nesta quarta-feira, 30 de outubro, no auditório do bloco J do campus I da FURB, a partir das 19 horas. Com apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), o encontro leva ao público um assunto comum em pesquisas voltadas à relação do homem com seu espaço.
Mediado pelo sociológico Diego da Silva Grava, o encontro traz a Blumenau dois nomes de referência no assunto, que vão falar sobre questões éticas na relação do povo com o ambiente. A filósofa Tânia Kuhnen, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), discutirá éticas ambientais, qualidades e limites diante da sociodiversidade brasileira. Já o antropólogo gaúcho Caetano Sordi, membro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abordará sobre criação animal e contratos domesticatórios, além de trazer contribuições para pensar a ética interespécies.
O sociólogo Luciano Florit, professor da FURB, completa o time de painelistas, trazendo dados pesquisados sobre ética socioambiental, povos tradicionais e concepções de sustentabilidade. “Estive esta semana indo a Praia Grande, no Sul catarinense, para estudar in loco a questão dos povos tradicionais, acrescentando novas informações também sobre a perspectiva da ética socioambiental. Nosso propósito com este trabalho é dar visibilidade aos povos tradicionais que existem nos quatro cantos do estado e mostrar como a relação deles com a natureza é diferente do agronegócio, por exemplo, ou dos modelos de desenvolvimento predominantes que conhecemos hoje”, destaca o professor Luciano Florit. De acordo com o pesquisador, o objetivo do estudo sobre povos tradicionais também está em evidenciar a sua busca por territórios e a observância de direitos legais assegurados a estes grupos, que muitas vezes acabam despercebidos pelas autoridades.
A mesa redonda vale AACCs aos alunos participantes e trata-se de um evento gratuito. O projeto de pesquisa do Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais da FURB conta com financiamento do CNPq e da Fapesc, sendo integrado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, professores da Universidade de Blumenau e de outras instituições, que apresentarão trabalhos internamente no decorrer da tarde desta quarta-feira.