Professora da FURB toma posse no MP em Brasília

Professora da FURB toma posse no MP em Brasília

Foto: Eugênio Novaes

A professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Regional de Blumenau, Sandra Krieger Gonçalves, tomou posse nesta terça-feira, 22 de outubro, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília. Ela ocupa  vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e fica no cargo até 2021. É a primeira vez que um advogado catarinense foi escolhido para ocupar uma das cadeiras destinadas à OAB. 
 
O Conselho Nacional do Ministério Público é o responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e dos seus membros. Criado em 2004, é composto por 14 representantes. Entre eles, o procurador Geral da República, quatro membros do Ministério Público da União e três membros de Ministérios Públicos estaduais, dois juízes, dois cidadãos indicados pelo Congresso Nacional, além de dois advogados.   
 
Sandra Krieger é formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professora da FURB desde 1993, já foi Procuradora Geral da Universidade entre 2007 e 2009; coordenou o Curso de Direito da FURB entre 2000 e 2002. É fundadora do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (Idasc) e também atua na advocacia privada. Já foi procuradora-geral de Blumenau e da Câmara Municipal de Blumenau.
 
O diretor do Centro de Ciências Jurídicas da FURB, Feliciano Alcides Dias, participou da posse no CNMP, representando a Universidade. Ele lembrou que Krieger foi eleita pelo Conselho Federal da OAB para O Conselho Nacional do Ministério Público. Sendo a primeira advogada catarinense no posto, Feliciano Dias assinala o " momento histórico e importante também para a Universidade, por ter uma representante docente do curso de Direito ocupando um cargo de relevância nacional e de projeção para o exercício das carreiras jurídicas”.
 
Outra cadeira será ocupada pela advogada Fernanda Marinela, de Alagoas. Também é a primeira vez que a OAB elege duas mulheres pare representar a advocacia no CNMP.
Natural de Florianópolis, Sandra Krieger é graduada em Direito pela UFSC, com habilitação em Direito Tributário, especialista em Administração Pública pela FURB, com mestrado e doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professora efetiva da FURB desde 1993.

O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por 14 conselheiros de diferentes instituições, que ficam no cargo por um período de dois anos. O órgão é responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil.