FURB é destaque em inovação e melhor da região no Enade

FURB é destaque em inovação e melhor da região no Enade

Foto: CMC

Os egressos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) cujos cursos alcançaram nota igual ou superior a 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e que tiveram o melhor desempenho individual, podem retornar à Universidade e ingressar gratuitamente em um dos 12 programas de Mestrado que a instituição oferece. A oportunidade foi divulgada pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação (Proen) da FURB, Romeu Hausman, ao fazer uma análise de todos os índices avaliativos.
 
Na última semana três rankings nacionais de avaliação universitária foram conhecidos. Além do Enade, que pontua o rendimento dos concluintes de acordo com os conteúdos em provas individuais, os jornais Estadão e Folha de São Paulo apresentaram suas metodologias para índices brasileiros de cursos. Pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), a Universidade Regional de Blumenau destaca-se na categoria Inovação e no Estadão os cursos são bem vistos pelo mercado.
 
Nos rankings muitas vezes são comparados instituições e cursos que merecem apreciação diferenciada, como por exemplo as Universidades frente aos centros universitários ou também os cursos de bacharelado ladeados a ensino para tecnólogos. No Médio Vale do Itajaí a única Universidade é a FURB (considerando-se que o campus da Universidade Federal de Santa Catarina é vinculado a Florianópolis e oferece em Blumenau apenas algumas unidades). Assim, distinta dos demais centros que compõe os rankings, a Universidade Regional de Blumenau oferta para a comunidade um repertório de mais de 40 cursos de graduação, 12 de Mestrado e 4 de Doutorado, com mais de 400 projetos de pesquisa e centenas de iniciativas de extensão, mensurados por outros índices e exigências.
 
No Enade os cursos recebem nota máxima 5, conforme padrões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 13 cursos da FURB avaliados no Enade, 84% alcançaram notas 3, 4 e 5, dos quais mais da metade receberam notas 4 e 5, compondo 53% das carreiras oferecidas pela FURB, portanto acima da média nacional em relação aos cursos avaliados em 2018.
 
Se os cursos de bacharelado da FURB forem comparados aos dos centros universitários da região, que não ofertam programas de Mestrado e Doutorado, nem são obrigados a investimentos expressivos em pesquisa e extensão, a Universidade Regional de Blumenau também é destaque com 9 cursos (dentre os 11 avaliados) entre as notas 3 e 5, seguida de instituição com apenas 5 cursos nesse patamar. Centros universitários que estão se instalando na região têm apostado em formar tecnólogos.
 
Devido ao maior número de cursos avaliados e melhor posicionamento da região, o pró-reitor de ensino, Romeu Hausman enfatiza justamente o fato de a FURB se diferenciar por ser uma Universidade completa, com professores qualificados a proporcionarem muito mais do que as trocas em sala de aula. E é este fator que levou a instituição a estar atrás apenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no quesito Inovação.
 
 
DESTAQUE EM INOVACÃO
 
Inovação posiciona a Universidade Regional de Blumenau em destaque. Em Santa Catarina aparece no RUF em segundo lugar, logo após a Universidade Federal de Santa Catarina. A FURB é a 40ª melhor instituição de ensino superior do país quando o assunto é inovação. Para avaliar esta posição, Vinycius Rodolfo Wiggers, coordenador da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB revela o crescimento da instituição ao longo dos anos: em 2015 a FURB estava na 70ª posição, caindo para 73ª em 2017; em 2018 subiu para 45ª e agora pulou para 40ª.
 
Segundo Wiggers, o marco legal da Ciência e Tecnologia, de 2016, ampliou a possibilidade para as universidades interagirem com o setor privado, potencializando as ações de inovação. O professor lembra que o número de patentes e as parcerias com as empresas são os insumos que compõem o item avaliado no RUF. Explica que a difusão da cultura de propriedade cultural na FURB, inclusive com cursos internos sobre a temática, contribui para a evolução. Cita também da Feira de Inovação que por muitos anos foi promovida com êxito no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e que se transformou em 2019 em Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau.
 
“Interagir com a FURB é mais fácil do que parece”, comenta o professor Rodrigo dos Santos Cardoso, que juntamente com Wiggers e o professor Alejandro Knaesel Arrabal estão empenhados em melhorar ainda mais as práticas inovadoras em Blumenau, potencializando o desempenho dos pesquisadores quanto ao registro de títulos de propriedades.
 
GRATUIDADE NO MESTRADO
 
A oportunidade de gratuidade no Mestrado é dada pela Resolução 093/2013, que concede a possibilidade para os cursos de pós-graduação stricto sensu aos estudantes com melhor desempenho no Enade. Podem se inscrever os que tiraram nota igual ou superior a 70, alcançando o melhor índice de cada área. São contemplados os egressos de cursos que obtiveram nota igual ou superior a 3 e desde que aprovados no processo de seleção do programa pretendido.