Salão Angelim recebe mostra que tem o corpo como tema

Salão Angelim recebe mostra que tem o corpo como tema

Foto: CMC

"Dilatação Antropofágica", de Pedro Gottardi, abre para visitação nesta terça-feira, 1º de outubro, às 20 horas no Salão Angelim, Biblioteca Universitária da FURB. Em "Dilatação Antropofágica" o artista utiliza raios-x registrados em um hospital ao longo de quatro dias, feitos após um acidente que sofreu durante a execução da performance “A celebração de nossa carne”, realizada durante o 31º FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, em 2018.
 
Segundo o artista, no fim da performance ele colocava um pedaço de carne que havia sido espetado por cerca de cinco alfinetes, representando “uma carne que possui sentimentos e é alfinetada”, explica. Por acidente, Pedro acabou engolindo o objeto cênico. A exposição apresenta obras desenvolvidas em 2018 e consiste em uma série com nove obras impressas sobre tecido e uma instalação com 30 objetos que traduzem sentimentos na carne.
 
Pedro Gottardi estuda o corpo enquanto tema e suporte na arte e desenvolveu o olhar artístico sobre o corpo humano quando fez aulas de teatro. As performances sempre fizeram parte da sua carreira enquanto artista, descobrindo e pesquisando materialidades e técnicas que acabam sendo absorvidas em seu processo de criação. 
 
É natural da cidade de Brusque, SC, e formado no curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau. Atua como artista plástico, performer, cenógrafo, professor de Arte na rede municipal de educação de Blumenau e integrante do Grupo de Pesquisa em Artes e Estética na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. 
 
A mostra foi contemplada pelo Edital PROPEX 11/2018 de Exposições Temporárias de Arte Visuais Salão Angelim 2019.
 
Na abertura da exposição haverá o lançamento do livro de poesia "Lâmina", de Marcia Friggi. Natural de Mata, RS, e residente em Indaial, SC, Friggi é especialista em Linguística, graduada em Letras pela Unicruz, de Cruz Alta, RS, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Estado de Santa Catarina. Participou das antologias Senhoras obscenas e Mulherio das letras. Lâmina é seu primeiro livro de poesia. 
 
O evento é aberto a toda comunidade e a entrada é gratuita.