1º Simpósio Internacional de Bacteriologia em Blumenau
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [27/09/2019] [18 h14]
No dia 3 de outubro Blumenau receberá a primeira edição do Simpósio Internacional de Bacteriologia Clínica. Dois cursos gratuitos e quatro palestras abertas à comunidade serão ministrados por nove especialistas que trarão temas como microbiologia, novas tecnologias da saúde e antimicrobianos. O evento contará com a presença do Doutor Paulo José Martins Bispo, da Universidade de Harvard (EUA) em atividades realizadas no Centro de Eventos Moinho do Vale (à Rua Porto Rico, 66, Ponta Aguda).
Com o objetivo de reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais para discussão e atualização sobre temas relevantes na área da Bacteriologia Clínica, o simpósio é também uma oportunidade para os convidados conhecerem a realidade nacional e regional quanto aos elementos biológicos ou patologias do cotidiano. O foco é dirigido aos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Regional de Blumenau, como Biomedicina, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. Porém, qualquer pessoa interessada pode estar participando. Por ser um evento gratuito, as vagas são limitadas por ordem das inscrições antecipadas.
A programação inicia na manhã do dia 3, quinta-feira, com um curso intitulado “Indicações clínicas do uso de antimicrobianos”, ministrado pelo Doutor Victor Castro Lima, de São Paulo, médico formado pela Universidade Federal da Bahia que atua como infectologista do Hospital 9 de Julho e do Hospital Samaritano. Lima possui residência médica em Infectologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é pesquisador-colaborador da mesma instituição.
No período da tarde, das 14h às 18h, no mesmo local, haverá um curso com o tema “Resistência aos Antimicrobianos: uma abordagem one health”. Nesta formação, quatro especialistas irão se revezar entre si: Doutora Shu-Hua Wang, médica infectologista, professora da Universidade Estadual de Ohio, diretora de programas internacionais de controle da tuberculose e envolvida em diversos projetos internacionais de combate à doença em países como China, Guatemala, Etiópia e Malawi; Doutora Lisiane da Luz Rocha Balzan, microbiologista formada pela UFRGS, biomédica com ênfase em análises clínicas e professora na Feevale, em Novo Hamburgo (RS); Dr. Nilton Lincopan, médico formado no Chile, especialista em resistência bacteriana, microbiologia e professor no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Doutor Euclides Sacomboio, pós-graduado em microbiologia em Angola, coordenador do Departamento de Investigação e Pós-graduação no Instituto Superior de Ciências da Saúde na Universidade Agostinho Neto, professor do curso de Análises Clínicas e com atuação em pesquisas voltadas ao combate da malária.
No período noturno, serão quatro palestras proferidas. A primeira, apresentada pela Doutora Gladys Sanabria, trará um panorama sobre a tuberculose no Paraguai. A especialista é diretora do Instituto Regional de Pesquisa em Saúde da Universidade Nacional de Caaguazú, especialista em bacteriologia clínica e professora de microbiologia e parasitologia na Faculdade de Ciências Médicas.
A segunda palestra da noite abordará um modo irreverente de se entender a microbiologia e será ministrada pelo Doutor Vlademir Vicente Cantarelli, que é farmacêutico-bioquímico, biomédico, consultor internacional da ASM de Washington (EUA) e professor adjunto de microbiologia na UFCSPA e na Feevale (RS). A terceira palestra, intitulada “New Health Technologies”, será ministrada pelo professor Joan-Miquel Balada-Llasat, que é diretor de imunologia, microbacteriologia e professor associado de patologia da Universidade de Ohio, tendo desempenhado trabalhos importantes de resistência e desenvolvimento antimicrobiano, bem como sobre tuberculose na América Central, Ásia e África.
Para fechar, a palestra mais aguardada é a que abordará Medicina de Precisão e Oportunidades de Inovação em Microbiologia Ocular. O Doutor Paulo José Martins Bispo vem diretamente da Universidade de Harvard (EUA). Ele tem projetos de pesquisa focados no uso de métodos genéticos de última geração para desenvolver diagnósticos mais sensíveis e rápidos, promovendo também novas modalidades de tratamento de infecções oculares. O especialista é microbiologista clínico, diretor assistente do Infectious Diseases Institute, Massachusetts Eye and Ear e líder do programa de pesquisa transnacional em doenças infecciosas daquela instituição.
O 1° Simpósio Internacional de Bacteriologia Clínica é uma realização da Universidade Regional de Blumenau (FURB), com o apoio do Laboratório Veterinário São Francisco, Newprov Produtos para Laboratório, Blumenau & Vale Europeu Conventions & Visitors Bureau e Laborclin e será realizado nas dependências do Moinho do Vale, Rua Porto Rico, 66, Ponta Aguda, Blumenau.
Para mais informações clique aqui