DCE promove palestras no setembro amarelo

DCE promove palestras no setembro amarelo

Foto: CCM

 
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB, em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Psicologia e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Blumenau, promove palestras para discutir a temática de prevenção ao suicídio, como parte da programação do setembro amarelo, mês especial de conscientização e combate ao suicídio. São encontros gratuitos, abertos para participação de qualquer interessado e não necessitam de inscrição prévia.
 
A primeira palestra é na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, às 9h30 no auditório da biblioteca, com ênfase para acadêmicos e profissionais da área da saúde. Com o tema “Cuidando de quem cuida”, o encontro abordará de forma especializada a importância da atenção aos sinais, indícios, para encontrar formas de prevenção e apoio a um paciente que sofra de depressão ou de quaisquer transtornos que possam levar uma pessoa a cometer um atentado contra a própria vida.
 
A palestra será dada pela professora Marina Corbetta Benedet, da Universidade Vale do Itajaí (Univali). Ela é graduada em Psicologia há quinze anos, possui doutorado pela UFSC e também especializações em psicopedagogia escolar e clínica. Atualmente, Marina Benedet leciona nos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Univali.
 
No período noturno a segunda palestra, aberta a toda a comunidade, começará às 20 horas, no galpão do Curso de Arquitetura, sobre “Suicídio, mídias e autoestima”, instigando diálogo com o público presente e com a finalidade de prestar um apoio motivacional a jovens que estejam a fim de quebrar silêncios. Relatos, percepções, razões ou motivos que possam fazer uma pessoa chegar a este ponto na vida serão tratados com a condução de especialistas da Psicologia.
 
O setembro amarelo
 
Desde 2015 o mês de setembro é lembrado como mês internacional de combate ao suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Combate ao Suicídio. No Brasil, diversas entidades alteram sua iluminação ou identificação para a cor amarela durante todo o mês e realizam uma programação educativa para conscientizar a população da realidade atual de casos de suicídio, além de difundir formas de prevenção e combate a este problema social.
 

Em todo o país, são mais de 9 mil casos por ano e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com maior taxa de suicídio. A OMS ainda preconiza que nove entre dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos, caso as vítimas tivessem atendimento psicológico adequado e a atenção devida tanto por parte da sociedade quanto pelos setores competentes.