15° edição do Interação movimenta a Universidade

15° edição do Interação movimenta a Universidade

Foto: Gregory Martins

Mais de 200 salas e laboratórios da Universidade Regional de Blumenau foram abertos nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, para receber estudantes de ensino médio de aproximadamente 50 municípios catarinenses. Em paralelo às atividades letivas, professores e demais servidores, além de estudantes dos mais de 40 cursos da instituição, envolveram-se nas atividades da 15ª edição do Interação FURB, para demonstrar à comunidade estudantil como funciona o ensino superior em cada especialidade.
 
No Interação FURB, é possível conversar com professores e acadêmicos de várias áreas, tirar dúvidas e desenvolver práticas relacionadas às profissões que exigem formação superior. Dia de saber descontraidamente, por exemplo, como a Física permite criar diversos tipos de sons através de canos. Vinicius Vanelli, aluno do terceirão em colégio do município de Indaial, gostou da experiência e quer levar os ensinamentos obtidos adiante. “Eu estava pensando em programação mas Física é uma opção, eu gosto muito de como os fenômenos acontecem e pensei em talvez pegar alguma área voltada a ensinar Física. É a primeira vez que eu venho em uma palestra de Física aqui da FURB e achei muito massa, o professor explicou bem, foi bem interessante e organizada ”, comentou Vanelli.
 
Teve Interação até debaixo d'água. Alunos do ensino médio trocaram de roupa e partiram para a piscina do Complexo Esportivo. Patrícia Fontes, coordenadora de Educação Física da FURB destaca: “a ideia é de que eles se capacitem pra dar aula de natação, então eles vão vivenciar atividades que depois podem usar no ensino da natação em diferentes espaços.” Estudante do terceirão de uma escola de Rio do Sul, Leandro Zimmermann curtiu a atividade, “eu achei bem interessante a ideia deles de trazer um esporte aquático, porque geralmente é coisa dentro de quadra, eu achei muito inovador.”
 
Já em uma oficina proposta pelo curso de Enfermagem os alunos se depararam com situações de primeiros socorros. “Nós sempre optamos por fazer uma coisa mais técnica, porque os alunos realmente vêm aqui pra praticar mesmo, então nós escolhemos a prática dos primeiros socorros, utilizamos sempre quatro técnicas que são também bem dinâmicas”, explica Jarbas Galvão, professor da FURB. Uma das participantes foi a estudante Raylane Oliveira, vinda de Camboriú; estava com dúvidas sobre qual carreira seguir, se enfermagem, farmácia, letras ou história. Depois da oficina, conclui: “agora que eu fiz enfermagem, a área de saúde foi ganhando”.
 
Neste ano, o Interação FURB está oferecendo mais de 700 oficinas, cerca de 7000 alunos de toda região inscreveram-se e a universidade organizou um aparato conduzido pela Coordenação de Comunicação e Marketing (CCM) e pelos professores da Universidade para ajudar os jovens a escolherem uma futura profissão. E teve de tudo, gente também já decidida, como Andressa Klabunde:  “ eu estava focada no que eu queria e eu consegui   bastante oficinas na área que eu queria, que é Ciências Biológicas, agora acabei de sair de Biologia, que demonstra pra gente como é o curso da FURB, que é muito interessante”.
Mas muitos estudantes do ensino médio ainda apresentam dúvidas. “ Eu vi coisa de sistema de informações, de anatomia e publicidade e propaganda, três áreas diferentes pra eu pegar e ver mesmo se me desperta alguma coisa, porque eu não tenho ideia do que eu vou fazer”, desabafa o estudante Daniel Link. “A gente sabe que é um momento difícil, que ele tem dúvida e às vezes as experiências de algumas oficinas em algum curso podem tirar essas dúvidas e experimentar um pouco o que ele vai aprender naquele curso, então é esse o grande objetivo”, diz Fernanda Ostetto, coordenadora de CCM.
 
Para receber tanta gente, acadêmicos, servidores e professores da Universidade auxiliam na logística. São mais de 800 voluntários ajudando estudantes do ensino médio e os alunos universitários também acompanham essa jornada. O Luciano Alves é professor de uma escola em Rio Negrinho e percorreu o caminho até Blumenau durante quase quatro horas de viagem.  “Importante que quando nos saímos lá da nossa cidade nós encontramos com outros professores que acabam ajudando até para o nosso trabalho, trazendo outras ideias, pra gente conversar”, afirmou.
 
Seja para aluno ou professor, o Interação é um momento totalmente diferente na FURB. “ É um dia muito especial aqui na FURB, essa movimentação de jovens nos traz muita alegria, é uma oportunidade que eles tem de conhecer a estrutura da FURB, todos os nossos cursos de graduação, tirar suas dúvidas, é um dia muito importante para que os jovens do ensino médio de Blumenau e região tenham as portas abertas da FURB e também pra nós recebermos eles aqui, poder acolher”, comemorou Marcia Sarda Espindola, reitora da FURB.