Presidente da FAPESC abre a 1ª Feira de Inovação de Blumenau

Presidente da FAPESC abre a 1ª Feira de Inovação de Blumenau

Foto: CMC/FURB TV

A 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau foi aberta na noite desta segunda feira, 16 de setembro, como espaço para promover as soluções inovadoras desenvolvidas em instituições de ensino de Blumenau. O evento contou com a participação do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen, que proferiu uma palestra sobre o Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre as autoridades, esteve presente o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Moris Cleber Kohl.
 
A abertura teve a presença da pesquisadora Ana Cláudia Donner Abreu, assessora parlamentar da deputada federal Angela Amin, que é membro da comissão especial da Câmara dos Deputados sobre despesas das instituições federais de ensino. Abreu discorreu sobre “Empreendedorismo Inovador: da ideia ao ambiente de negócios”.
 
Sobre a primeira edição da feira na FURB, o presidente da FAPESC considerou que “nós começamos a preparar o nosso jovem a estar mais apto para entrar numa universidade e que ele tenha condições de trabalhar com pesquisa e inovação, gerando novos negócios, criando seu próprio emprego. É uma iniciativa importante e toda a região está de parabéns, inclusive a FURB com essa atitude.” A palestrante Ana Cláudia Abre lembrou que o mundo está cada vez mais competitivo e que para se destacar no mercado é preciso ser um empreendedor inovador, que ofereça algo diferente. “Essa é a única possibilidade que temos para crescer, tanto profissionalmente como para encontrar soluções de grandes problemas. Esse espírito do empreendedorismo e da inovação como resultado da criatividade é o que realmente vai permitir que os problemas complexos da atualidade sejam solucionados” sinalizou.
 
A Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau nasceu de uma iniciativa interna do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB e teve sete edições direcionadas ao Centro. A nova gestão da FURB decidiu ampliar o evento e agora podem se inscrever alunos e servidores da Universidade e de outras instituições, tanto de ensino superior, médio ou fundamental do município. Para a reitora da FURB, Marcia Cristina Sardá Espindola, sempre foi um sonho expandir a feira e ela acabou muito maior, ampliada para Blumenau. “Nós entendemos que se você fomenta a inovação, a pesquisa, o letramento científico desde o ensino fundamental, o aluno tem uma chance muito maior de ir adiante e estar numa universidade”, afirmou.
 
Foram 82 os trabalhos inscritos: 18 na categoria Jovem Inventor e o restante na categoria Universitária. Os três melhores de cada modalidade receberão seis meses de mentoria no Instituto Gene, além de prêmios em dinheiro de até 1250 reais. Trata-se de uma forma de incentivar ainda mais a produção de projetos inovadores a partir da sala de aula.
Segundo o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da Furb e vice-diretor do CCT, Vinicyus Rodolfo Wiggers, “a ideia do evento é ter um espaço para que o pessoal possa apresentar e aprimorar suas ideias. Para que eles possam pensar em inovar e empreender e obviamente estabelecer uma relação com a universidade e nossos estudantes, visando novos negócios e empreendimentos e fortalecer a cultura de propriedade intelectual.”
 
Em sua palestra, o presidente da FAPESC, Fabio Zabot Holthausen, explicou os entraves da máquina pública para relacionar planejamento com orçamento. Sobre o pedido da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pelo cumprimento de recursos constitucionais para a pesquisa, disse que são necessárias novas bases de informação. “Historicamente nunca foi repassado 1% para FAPESC”, lembrou, sobre a lei estadual que prevê 2% divididos entre a Fundação e a Epagri. Segundo Holthausen é necessário demonstrar o impacto da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Há uma plataforma que precisa ser corrigida. Pessoas que trabalham com planilhas separadas nos setores. Preciso de mais informação. Meu trabalho este ano não é de conseguir 1%, mas levantar os indicadores de Ciência e Tecnologia da Fapesc. Defendeu a captação de recursos privados para implementação de bolsas. 
 
A feira segue durante todo o dia de hoje com programação intensa em frente à biblioteca universitária, no campus I da FURB. Os trabalhos inscritos serão apresentados à comunidade e à comissão analisadora durante toda a manhã, com início às 8 horas. No período vespertino, às 14h, será ministrado o curso “Estratégias de Proteção à Propriedade Intelectual em Projetos Inovadores” e às 16h15 haverá curso sobre plano de negócios. As palestras formativas são gratuitas e as inscrições são abertas à comunidade. No período noturno, às 19h, haverá apresentação de pitchings, que são breves relatos dos objetivos dos trabalhos expostos ao público. Para finalizar haverá premiação dos melhores projetos, a partir de 21h20.