Mostra integrada a partir de quarta na Universidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/09/2019] [18 h04]
Um dos principais eventos do calendário acadêmico da FURB realiza-se esta semana. Trata-se da 13ª edição da Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE), que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro em vários espaços da instituição, com concentração de exposição de trabalhos em frente da entrada da biblioteca universitária.
A mostra estará aberta ao público a partir das 14 horas de quarta-feira, dia 18, com recepção e credenciamento, mas a abertura oficial será às 18h45, no auditório da biblioteca central, com lançamento dos mais recentes títulos publicados pela Editora da FURB, com apresentação da Camerata de Violões da Universidade. É a primeira vez que as produções da editora são integradas ao evento.
Na abertura haverá uma mesa redonda sobre “Os desafios contemporâneos da sustentabilidade e da conservação da biodiversidade”, com a presença dos pesquisadores Juarês José Aumond, Lauro Eduardo Bacca, Cristiane Mansur de Moraes Souza e Marcus Garcia de Almeida. Os títulos dos livros a serem lançados são: “Sustentabilidade Estratégica: possíveis caminhos”, “Ecossocioeconomias – promovendo territórios sustentáveis”, “Restauração ambiental de sistemas complexos”, “Esporte, lazer e desenvolvimentos regional”, “Pioneiros do jornalismo – primeiro curso do Brasil sob novas DCNs”.
Durante todos os dias haverá apresentações culturais na tenda montada em frente à biblioteca, com o Grupo Teatral Phoenix, Grupos de Danças Alemãs, Orquestra e Coro da FURB. O Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura são atividades consolidadas na FURB e a MIPE é o momento de compartilhar e integrar as produções, em sessões de painéis e apresentações orais que avaliadas por júri especializado, com o objetivo de dar um feedback aos pesquisadores e extensionistas em formação.
A MIPE vem ampliando sua abrangência para socialização e discussão de trabalhos com estudantes das escolas da rede pública da região. Dessa forma, contribui para inserção dos estudantes da educação básica, que conhecem o ambiente universitário. Além das modalidades de ensino, pesquisa e extensão, o evento também conta com a Feira Científica (estudantes da educação básica integrantes dos clubes de ciências), com a Feira de Matemática (trabalhos destaques da Feira Regional de Matemática). “A mostra representa um momento de integração total da Universidade. É um local onde as pessoas podem conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo ensino médio e também da graduação e verificar o que está sendo desenvolvido na FURB. É um momento enriquecedor tanto para a comunidade interna, quanto para a comunidade externa”, destacou o professor Rodrigo Decker, chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa da FURB, setor ligado à PROPEX.