55 anos da FURB em exposição na Assembleia Legislativa de SC
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [28/08/2019] [17 h13]
Desde quarta-feira, 28 de agosto, até o dia 10 de setembro, a exposição “Memória Fotográfica FURB 55 anos” está aberta à visitação no Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em Florianópolis.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi a primeira instituição de ensino superior criada no interior de Santa Catarina. Fundada em 2 de maio de 1964, é fruto de um movimento comunitário que tinha por objetivo ampliar a abrangência do ensino superior no estado. Surgiu menos de quatro anos depois da criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é de dezembro de 1960, e pouco depois da criação da Faculdade de Educação (Faed), em 1963, e a Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), fundada em 1964, ambas em Florianópolis, consideradas os marcos iniciais da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC).
A FURB contabiliza mais de 40 mil egressos dos cursos de graduação e, desde 1991, oferece programas de pós-graduação. O primeiro mestrado, em Educação, nasceu com ênfase na formação para o ensino superior. O mais recente, em Biodiversidade, mostra a atenção da FURB demandas urgentes da sociedade. Hoje a Universidade tem, além de mais de 40 cursos de graduação e uma escola de ensino médio, 12 cursos de mestrado, quatro doutorados, cursos de especialização e de curta duração. Imagens de aulas inaugurais e fotos históricas fazem parte da exposição montada em Florianópolis.
Foi para apresentar a estrutura da Universidade de Blumenau e suas contribuições ao desenvolvimento regional, por meio de projetos de pesquisa e de extensão, que ALESC e FURB realizam a exposição. Depois de estar na Assembleia, a “Memória Fotográfica FURB 55 anos” deve ganhar uma versão virtual, produzida pelo Centro de Memória Universitária (CMU), espaço que reúne o acervo de fotos e documentos da FURB e que organizou a mostra levada para a capital.
Além de imagens, a exposição apresenta também objetos que fizeram parte da história universitária, como vestes dos primeiros reitores, pelerines e borlas da época, além de livro de inaugurações com assinatura de visitantes ilustres como Ivo Silveira.
O lema da FURB, consagrado em seu marco inaugural (de abril de 1968) e localizado no seu campus 1, é “Unidos Construímos a Nossa Universidade”, demonstrando a visão da Instituição para o futuro: ser reconhecida pela sua qualidade e pela sua contribuição na vida das pessoas, num elo insolúvel entre Universidade e Comunidade.