FURB aproxima-se do Estado e propõe novas parcerias
Por Central Multimídia de Conteúdo/SED [27/08/2019] [09 h55]
Em reunião na Secretaria Estadual de Educação (Sed) na segunda-feira, 26 de agosto, em Florianópolis, a reitora da Universidade Regional de Blumenau, Marcia Sardá Espindola e o pró-reitor de Ensino, Romeu Hausmann foram recebidos pelo secretário Natalino Uggioni. Os gestores da FURB agradeceram pelo aumento na oferta de bolsas estaduais para o ensino superior catarinense e colocaram a estrutura da Universidade à disposição das escolas estaduais.
O secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni destacou a FURB como centro de excelência na formação de profissionais de Blumenau e para o desenvolvimento regional do entorno. “Precisamos estar próximos e trabalhar juntos para termos uma graduação de qualidade e qualificarnossos professores”, afirmou, reconhecendo os projetos de extensão da instituição e no âmbito de bolsas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regiona (Proesde) e Uniedu como meios para dar respostas às necessidades da sociedade. “Quem conhece a estrutura da FURB sabe a potencialidade que existe e quanto mais próximos e alinhados estivermos tanto melhores serão os resultados que já estamos colhendo e colheremos das parcerias”.
A atuação dos bolsistas FURB junto às escolas estaduais foi enfatizada por Uggioni como um retorno ao Estado quanto ao investimento feito. A reitora Marcia Sardá Espíndola manifestou a gratidão da Universidade pelo empenho do Estado: “ nos surpreendeu a agilidade com que o Governo, em poucos meses, criou todo o programa do FUMDES e aumento das bolsas do artigo 170, que atende a todos os alunos da graduação, não só das licenciaturas. Fizemos questão de agradecer pessoalmente porque para nós fez muito diferença. Conseguimos ofertar 1100 bolsas, dobrando o número de bolsas na FURB, atingindo um número maior de estudantes que querem ter um ensino de qualidade mas muitas vezes não tem condições. Por ser Universidade a FURB tem um custo mais alto, mas temos um reconhecimento muito grande na comunidade. Conseguimos resgatar muitos estudantes novos e outros que estavam com matrículas trancadas.” A reitora manifestou ao secretário Uggioni a disposição da Universidade Regional de Blumenau para com a rede pública, colocando sua estrutura para viabilizar práticas do ensino médio integral, como o uso, por exemplo, de laboratórios por escolas estaduais.
A reitor enfatizou a “necessidade de investir na formação do professor que vai atuar no ensino básico, no ensino médio, porque nós recebemos estudantes para o ensino superior e se ele não tiver a base também nos afeta”. Marcia Sardá também ressaltou a qualificação da FURB no ensino presencial e licenciaturas e mostrou-se preocupada com o crescimento do ensino totalmente EAD para formação de professores.
Do encontro realizado no gabinete do secretário de Educação participaram ainda Marcos Rosa, gerente de Planejamento e Gestão da Sed, Altir Webber de Mello Neto, diretor de Planejamento e João Alfredo Ziegler, Consultor Executivo da secretaria.
O pró-reitor de Ensino da FURB, Romeu Hausmann, na oportunidade, falou sobre o relacionamento da Universidade com outras instituições públicas, por ser autarquia municipal, permitindo, por exemplo, que prefeituras tenham relação direta. “Queremos ser um elo de prestação de serviços de forma desburocratizada e de qualidade”, observou, acrescentando a ênfase em ações para formação de professores e a integração dos estudantes do ensino superior e médio. A preocupação do Governo do Estado com a qualidade dos serviços e oportunidades está de acordo com os objetivos da Universidade, concluiu Hausmann.
O secretário Natalino Uggioni destacou a relevância da universidade na formação continuada dos educadores, falou sobre desafios pedagógicos, como Novo Ensino Médio e o currículo base que está sendo constituído para Santa Catarina. Uggioni ainda estimulou a Universidade a propor parcerias voltadas à formação e à implementação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. “Com a oferta de bolsas no Ensino Superior, estamos cumprindo com o que preconizam os instrumentos legais que regem a Educação. Queremos que nossos novos educadores tenham vivências práticas e compreendemos que as universidades são protagonistas também nesse aspecto da formação”, destacou.