Teste de doenças sexualmente transmissíveis na semana CAE
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [13/08/2019] [12 h13]
A saúde dos jovens é o tema principal na vasta programação organizada pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) para esta semana. Problemáticas mentais, o retorno de doenças como sífilis, avanço do HIV, hepatite B e C preocupam os profissionais. Por isso, junto a dinâmicas, palestras e conversas, haverá testagem rápida por mostra de sangue, com resultado na hora para alunos do período noturno.
A Semana do Estudante preparada pela CAE acontece até sexta-feira, dia 16. Na quinta, dia 15, contará com a presença de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), das 18H30 às 20 horas, na entrada do auditório da biblioteca, onde serão realizados testes durante a Roda de Conversa “Juventude e Saúde”, com a assistente social da prefeitura, Rejane Wilwert, momento de orientação quanto às demandas estudantis.
A testagem sobre doenças relacionadas ao comportamento, segundo Samara Tschoecke, assistente social da CAE, é um modo de abordar a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Ela alerta sobre a falta de ambientes de circulação deste conhecimento, por isso a roda de conversa especialmente para os alunos do noturno. Convida os professores a levarem suas turmas. A ação é feita na FURB graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada dez profissionais realizaram os procedimentos em frente à biblioteca durante o dia, com 368 testes concluídos, além de orientações, informações, distribuição de insumos e conversas sobre “profilaxia pós exposição”. Agora, a meta é alcançar a comunidade do período noturno.
“Atividades como estas são de suma importância para promover a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, pois há uma carência de espaços que abordem a questão da sexualidade com a nossa juventude; há muita falta de conhecimento em relação ao SUS, aos serviços oferecidos, dos direitos reprodutivos e sexuais”, reforça Rejane Wilwert, da prefeitura. Complementa que programações como esta semana CAE permitem aproximação dos jovens com os serviços especializados. Ela lembra que “os jovens são os mais suscetíveis as infecções sexualmente transmissíveis, justamente pelos tabus, discriminação, preconceitos da sociedade em abordar o tema da sexualidade, sobretudo nos espaços de educação e a deficiência da saúde em oferecer espaços de acolhida e escuta para os jovens”.
Samara Tschoecke explica a programação da Semana do Estudante CAE visa trazer informação e também apresentar recursos para facilitar a permanência dos universitários, além de diversos aspectos, bem como o sucesso acadêmico. Práticas integrativas e complementares da saúde são trazidas por meio de projetos de extensão da Universidade, com práticas de Do-in, Reicke, relaxamento, terapias florais, postura, etc...
“Comunicação através de jogos e improvisação teatral” na sexta-feira pela manhã e noite, pretende ajudar os estudantes em relação às dificuldades de relacionamento, além contribuir para práticas comunicacionais exigidas na própria vida universitária. A programação completa da Semana CAE encontra-se clicando aqui.