Nutrição leva pesquisa a evento na Espanha
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [18/07/2019] [17 h51]
O cardápio como ferramenta de educação alimentar e a sustentabilidade da alimentação foram temas pesquisados na Universidade Regional de Blumenau e apresentados na Espanha no mês de junho. A professora Vanessa Korz realizou viagem internacional para apresentar trabalhos de suas orientadas Talassa Natana Mueller e Vanessa Venancio, recém-formadas em Nutrição pela FURB.
O V Congreso Internacional del Observatorio de La Alimentación y La Fundación Alícia: Patrimonios alimentarios, turismos y sostenibilidades foi realizado em Barcelona, Espanha, nos dias 19 a 21 de junho. Foi um evento multiprofissional que reuniu pesquisadores da Sociologia, Antropologia, Turismo e Gastronomia, promovendo um olhar ampliado sobre a alimentação, inclusive com presença de instituições como o Ministério da Saúde e a Unesco.
Os artigos realizados pelas acadêmicas da FURB foram desenvolvidos como parte do estágio em alimentação coletiva e trouxeram resultado de pesquisas bibliográficas sobre os temas. “Elas realmente pesquisaram bem a fundo. Agora estamos trabalhando para publicá-los,” comenta a professora sobre o desempenho das orientandas.
Talassa Natana Müeller e Vanessa Venancio se formaram em Nutrição na FURB no segundo semestre de 2018. Para elas, ter o nome citado em evento internacional, entre outros tantos trabalhos de várias partes do mundo, agrega valor para a vida profissional e também pessoal.
O trabalho de Talassa foi sobre como o cardápio é utilizado como ferramenta de educação alimentar e nutricional no Brasil. “Hoje trabalho com alimentação escolar e a partir da pesquisa pude perceber o quanto o cardápio é importante para o aluno e para o trabalhador e o quanto ele pode fornecer hábitos saudáveis na vida das pessoas,” destaca a egressa.
Já Vanessa Venancio pesquisou o tema Sustentabilidade em Unidades de Alimentação e Nutrição no Brasil. “O artigo engloba todos os pontos que podem ser trabalhados dentro de uma unidade de alimentação e nutrição, como a redução do consumo de água, energia elétrica, manejo de resíduos através da reciclagem ou compostagem. Em cada tópico do artigo eu oriento como um nutricionista ou a equipe pode trabalhar para gerar mais sustentabilidade na unidade,” explica ela.
No congresso “ ficou muito nítido como nós somos atrasados na parte da sustentabilidade. Foram citados vários exemplos de restaurantes que selecionam seus produtos desde onde vem o animal, se ele já vem de um cuidado mais sustentável, até o descarte de lixo. Nota-se que ainda temos muito a evoluir por aqui” , concluiu a professora Vanessa Korz.