Paratleta vai representar o Brasil na Suiça
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [02/07/2019] [16 h59]
Superação e dedicação. Essas são palavras chaves para a história do paratleta José Alexandre Martins da Costa, de apenas 15 anos, que vai representar o Brasil no atletismo, no Mundial de Jovens, na Suíça, entre os dias 28 de julho e 5 de agosto.
José Martins da Costa nasceu com má formação no membro superior direito, mas a deficiência não foi motivo para impedir que ele realizasse o seu sonho. Hoje, ele faz parte do Programa Paradesporto, mantido pela Prefeitura de Blumenau em parceria com a FURB, que disponibiliza o complexo esportivo da universidade para os treinos.
Há mais de três anos, o atleta vem se preparando para a prova de 200 metros que disputará no Mundial. Durante esse tempo, foram feitos testes físicos, avaliação corporal e um treinamento intensivo para a prova. Agora, com a convocação, o treino será mais especifico, como explica a técnica de atletismo do Programa Paradesporto, Gabriela Maas, “porque o campeonato é daqui a um mês então não podemos fazer mais esforço, agora é só a lapidação”.
Com apenas 15 anos, o paratleta já é tricampeão das Paralimpíadas Escolares Brasileiras e conquistou a convocação para competir na Suíça durante a sua primeira participação em uma competição nacional adulta. O convite veio através do Comitê Paralímpico Brasileiro, depois do atleta alcançar 90% no Índice Técnico Internacional. “A gente treinou muito e foi muito importante essa convocação e a fase de treinamento que eu tive aqui na FURB contribuiu bastante”, conta José.
No Mundial de Jovens ele vai competir nas provas de 100m e 200m e no salto em distância.
A FURB TV conversou com o paratleta e com sua técnica. Confira a reportagem no link abaixo.