Universitários ajudam crianças de associação da Itoupava
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [29/05/2019] [18 h21]
Uma ação conjunta entre acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Publicidade e Propaganda da FURB está contribuindo para a revitalização dos espaços da Associação Criança em Primeiro Lugar, no Centro de Formação e Convivência Catarina Von Bora, organização sem fins lucrativos que atende cerca de 180 crianças no bairro Itoupava Central. No sábado, 15 de junho, estudantes e professores inserem-se na comunidade em meio aos responsáveis e alunos da entidade para, das 9 às 17 horas, realizarem intervenções no ambiente, com o objetivo de deixar o centro mais acolhedor.
A atividade era para ocorrer neste sábado, 1 de junho, mas por conta da chuva, foi adiada para 15 de junho.
A atividade era para ocorrer neste sábado, 1 de junho, mas por conta da chuva, foi adiada para 15 de junho.
Desde 2009 a entidade atende crianças de 6 a 16 anos, no contraturno escolar. Proporciona oficinas de teatro, para produção de canais no youtube, teatro, violão, arte, taekwondo, capoeira, robótica, inglês, música. São 60 a 70 pessoas atendidas por período a cada dia. Trata-se da comunidade Martinho Lutero, ligada à igreja luterana, que não condiciona a confissão religiosa para os interessados. É aberta, portanto, para crianças de qualquer credo e condição social.
As atividades dos universitários fazem parte de projeto de curricularização da extensão "Colorindo Paredes, Transformando Sonhos", do curso de Arquitetura da FURB, na disciplina Ateliê, ministrada pelos professores Christian Krambeck e Cézar Martinelli. Conta com a parceria da professora de Empreendedorismo e Gestão em Publicidade e Propaganda, Marianne Hoeltgebaum, que mobilizou alunos de Publicidade para divulgação de vídeos e material fotográfico que ajudam na chamada de financiamento coletivo para a associação, um crowfunding que busca arrecadar R$ 5 mil.
Com os recursos, a entidade pretende melhorar a biblioteca, fazer um campo de futebol e dar melhores condições aos espaços comuns, entre outros benefícios. Além dos cerca de 40 estudantes de Arquitetura e 17 de Publicidade e Propaganda, a campanha tem a colaboração do artista Jean Tomedi, que presenteará a associação com um grafite na fachada frontal da edificação. O projeto garante horas de AACCs para os universitários da FURB que participarem como voluntários, contribuindo com materiais ou com a realização das ações. No facebook do "Colorindo Paredes" as pessoas podem escolher meios alternativos de colaborar com o projeto.
A Associação Criança em Primeiro Lugar acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, para promover desenvolvimento cultural e responsabilidade socioambiental. Para contribuir com qualquer valor para compra de materiais, a partir da vaquinha, clique aqui.
Para doar um pouco de tempo, voluntários podem clicar aqui.
Para compartilhar ideias sobre a ação, clique aqui.