ACIB homenageia mulheres e entre elas a reitora da FURB

ACIB homenageia mulheres e entre elas a reitora da FURB

Foto: CMC/Presse Comunicação

O Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) promoveu uma noite de homenagem a lideranças femininas, na quarta-feira, 22 de maio. Entre elas, a reitora da Universidade Regional de Blumenau, professora e arquiteta Marcia Sardá Espindola, que foi destacada por ser a primeira a ocupar o cargo na trajetória de 55 anos da FURB.
 
“162 anos de conquistas nos quais muitas mulheres nos levaram ser o que somos hoje” foi o título do evento, em referência ao dia 8 de março de 1857, marco da luta das mulheres no mundo. O núcleo empresarial também homenageou a juíza Quitéria Perez, a médica Denise Rodrigues Simão e a coaching  Marci Borges. As quatro proferiram palestras para empresárias da região.
 
coordenadora da ACIB Mulher, Solange Oliveira, enfatizou: “hoje nós estamos aqui com quatro mulheres inspiradoras na sociedade e inspiradoras no conceito da educação, da saúde, do comportamental e da justiça, falando para nós sobre sua história, sua evolução”. A escolha da reitora Marcia como homenageada foi, essencialmente, pelo fato de ter se tornado a primeira mulher a comandar a FURB. “Como representante da vice-presidência do conselho estadual da mulher empresária regional do Vale do Itajaí, para nós é um grande orgulho termos a professora Marcia aqui como uma das palestrantes”, declarou. 
Como primeira a falar, Marcia Sardá resumiu um pouco de sua história. “A gente se sente muito à vontade (de falar de mulher para mulher), tem uma linguagem muito parecida, de atenção, de carinho, de cuidado. Eu acho que é dessa maneira que eu vejo também a minha gestão. E cada uma relatando sua história, também conseguia ver um pouco da minha”, afirmou.
 
Ela contou sua trajetória de vida, na universidade e também enfatizou que em sua campanha à reitoria não usou como pretexto o fato de ela ser mulher e sim pela competência em assumir o cargo. “Eu me sinto muito honrada em receber a homenagem. Entre o universo de mulheres tão batalhadoras, como existe em Blumenau, estar entre as quatro para mim é uma grande honra”, declarou. 
 
A juíza Quitéria Perez, da 1ª Vara Cível de Blumenau, também homenageada, assinalou que “essa é uma oportunidade que nós temos de nos conhecermos mais como mulheres, reciprocamente. Todas somos inspiração, umas para as outras. Isso me deixa extremamente feliz e curiosa por ouvir as outras histórias”.  
 
Denise Rodrigues Simão, chefe do Serviço de Transplante do Hospital Santa Isabel, homenageada, enfatizou o trabalho em equipe para o sucesso na carreira médica: “faço parte de uma equipe que, sem ela, nada disso (a homenagem) teria acontecido”. Destacou que são várias as pessoas que “têm um bem comum, que é a melhora das condições de vida e dos pacientes renais crônicos”. 
 
A palestrante e igualmente homenageada Marci Borges, contou um pouco da sua história de vida e lembrou que cada mulher tem uma história que inspira. “Eu me sinto lisonjeada. Aqui, nesse momento, teriam muitas mulheres que também poderiam contar suas histórias. Elas poderiam inspirar muitas pessoas que poderiam estar ouvindo”, considerou. 

A FURB TV acompanhou a solenidade. Veja no vídeo abaixo.