Professora é 1ª de SC em Conselho Nacional do Ministério Público

Professora é 1ª de SC em Conselho Nacional do Ministério Público

Foto: Arquivo pessoal/Sandra Krieger

A advogada e professora do Departamento de Direito de FURB, Sandra Krieger Gonçalves, foi eleita para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público. A votação ocorreu no Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na segunda-feira, 20 de maio. Sandra recebeu 21 dos 27 votos. Esta é a primeira vez que um advogado catarinense é escolhido para ocupar uma das cadeiras destinadas à OAB. 

Outra cadeira será ocupada pela advogada Fernanda Marinela, de Alagoas. Também é a primeira vez que a OAB elege duas mulheres pare representar a advocacia no CNMP. "Trata-se de uma vitória e de uma importante representação para a advocacia catarinense, em especial para as mulheres advogadas", destaca o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, em publicação no site da entidade.

Natural de Florianópolis, Sandra Krieger é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com habilitação em Direito Tributário, especialista em Administração Pública pela FURB, com mestrado e doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professora efetiva da FURB desde 1993.

O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por 14 conselheiros de diferentes instituições, que ficam no cargo por um período de dois anos. O órgão é responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil.

Na mesma ocasião, o Pleno da OAB elegeu representantes para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ: André Luis Guimarães Godinho (BA), que será reconduzido para mais um biênio e o conselheiro federal Marcos Vinicius Jardim Rodrigues (AC). Os nomes agora passam por sabatina no Senado Federal, antes da efetivação.