100 dias de gestão da reitoria no Legislativo

100 dias de gestão da reitoria no Legislativo

Foto: Ingrid Leonel

O mandato da reitora Marcia Sardá Espindola à frente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) completou 100 dias no último dia 11 de maio. Na condição de autarquia municipal, a instituição de ensino superior blumenauense teve suas ações administrativas, comandadas pela nova gestão, apreciadas na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, pela Câmara de Vereadores. A reitora usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Blumenau e apresentou um balanço do início da gestão, acompanhada do vice-reitor, João Gurgel, pró-reitores e servidores da instituição.

 
“Nós gostaríamos de apresentar o que já foi feito na nossa gestão nos primeiros 100 dias. Consideramos a Câmara de Vereadores a casa do povo, onde podemos de uma forma geral apresentar à comunidade, vereadores, imprensa, o que estamos fazendo e quais são os nossos planos”, assinalou Marcia Sardá.
 
O ato de tornar transparente perante o Legislativo as primeiras ações e informações sobre a FURB em 2019, na semana em que a educação nacional é tema de debate amplo, contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que ocupou a tribuna logo depois da reitora Marcia Sardá para anunciar a reforma administrativa que apresentou ao Legislativo, reduzindo o número de fundações e autarquias municipais. Hildebrandt aguarda aprovação dos vereadores para sua proposta, que mantém apenas Samae e FURB como autarquias, com autonomia. As demais unidades passam a funcionar ligadas a secretarias do município, com enxugamento de cargos e atividades administrativas.
 
Lado a lado, FURB e prefeitura apresentaram dados sobre o funcionamento das instituições públicas que comandam. Na tribuna livre, a reitora Marcia Sardá demonstrou dados financeiros da instituição, número de alunos, de bolsas estudantis, de projetos desenvolvidos, estrutura, parcerias, serviços, além das ações para aprofundar o relacionamento com a comunidade de regional. Reiterou a importância do diálogo com o Poder Legislativo. “Nós estamos sempre de portas abertas e nós sempre queremos manter esse diálogo com vocês (vereadores), com a comunidade e que tragam também sugestões e demandas. Esse é o nosso papel”, manifestou.
 
Além de dados financeiros e acadêmicos, a reitora anunciou que os principais desafios para sua gestão envolvem a busca de equilíbrio financeiro, diversificação de fontes de receita, expansão da relação externa, melhoria do clima organizacional e atualização dos processos pedagógicos.
 
Os vereadores ressaltaram a importância da presença de Marcia Sardá no plenário. “Nós estamos muito felizes em receber a magnífica reitora. Trazendo resultados já desses primeiros 100 dias de trabalho, podendo acompanhar. Temos observado um comprometimento muito grande em reaproximar a Universidade da nossa cidade, da prefeitura, mostrando o quanto a FURB efetivamente tem a contribuir com a nossa cidade”, declarou Marcelo Lanzarin, presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau.
 
O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, que entregou à Câmara o projeto de lei da reforma administrativa do Poder Executivo, apresentado nesta semana em ato realizado na prefeitura, acompanhou a fala da reitora da FURB na tribuna livre e comentou: “ela apresentou os 100 dias de muito trabalho. Eu já passei por isso também. Eu quero aqui destacar o trabalho que a gestão tem feito de abrir a Universidade, pra cidade, pras pessoas. Mostrar que a Universidade é pública”, concluiu.

A FURB TV acompanhou o ato na Câmara de Vereadores. Veja o vídeo abaixo.