Aulão no dia em defesa da Educação
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [16/05/2019] [18 h26]
No dia em que o Brasil foi tomado por manifestações em defesa da educação superior, estudantes e professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) também se mobilizaram na quarta-feira, 15 de maio. Os universitários realizaram aula pública inserida na programação da Semana Acadêmica de Serviço Social, depois de acompanharem pelas ruas da cidade os acadêmicos do Instituto Federal Catarinense e da Universidade Federal de Santa Catarina, que sofreram cortes orçamentários pelo Ministério da Educação.
“Este aulão é uma forma de manifestação, de protesto; que a gente possa se posicionar claramente diante de tantos retrocessos que impactam diretamente na vida de tantas pessoas”, afirmou a diretora do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), Cleide Gessele. Um dos palestrantes da noite foi José Álvaro de Lima Cardoso, doutor em Ciências Humanas e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) que apresentou uma análise da conjuntura política no país, especialmente sobre a Reforma da Previdência pretendida pelo Governo Federal. Alertou para os impactos sobre o trabalho do profissional de Serviço Social: “essa PEC da Reforma é um desastre absoluto. Não tem um fio de bons objetivos. O objetivo dessa PEC é destruir a previdência social do Brasil”.
A professora do curso de Serviço Social, Claudia Sombrio Fronza, organizadora da Semana Acadêmica explicou que a programação foi pensada a partir de um conjunto de temas importantes para a sociedade, como criança e adolescente, violência obstétrica, desigualdades e lutas sociais. Atividades como desta quinta-feira, 16 de maio, com a roda de conversa “Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial: um debate necessário” também fizeram parte da Semana.
A FURB TV acompanhou a mobilização no galpão de arquitetura. Acompanhe o vídeo abaixo: