Projeto para pista sintética de atletismo na mesa da reitoria

Projeto para pista sintética de atletismo na mesa da reitoria

Foto: Ingrid Leonel

Um projeto para construção de uma pista sintética de atletismo foi apresentado pelo coordenador da Gestão Esportiva da FURB, Ruy Dornelles, juntamente com o chefe do Departamento de Educação Física da FURB, Clóvis Sousa e o atleta e acadêmico Jonathan Riekmann à reitora Marcia Cristina Sardá Espíndola e ao pró-reitor de Administração adjunto, Nazareno Loffi Schmoeller. Os gestores conheceram detalhes para o planejamento desta iniciativa da Educação Física.
 
De acordo com os levantamentos preliminares a obra necessita de investimentos em torno de dois milhões e duzentos e treze mil reais. Se concretizada, a pista será mais uma referência para a região, no campo esportivo. Questões como instalações, acessibilidade, tipos de iluminação fazem parte do detalhamento do projeto discutido na reunião com a reitoria da FURB. A necessidade foi justificada pelo acadêmico Jonathan Riekamnn:  “quando chove não é possível utilizar o campo para prática de esportes, a pista seria um benefício para os acadêmicos”. Riekmann representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
 
Com iniciativas como esta, a FURB pode tornar-se centro de alto rendimento, tendo em vista que a universidade já formou três marchadores olímpicos, um feito inédito no Brasil. “A importância em ter uma pista de atletismo dentro da universidade é que nós possamos dar suporte à comunidade interna e externa, para fazer trabalhos de atividades físicas relacionados a saúde, esportes de rendimento e principalmente também ensino, pesquisa e extensão”, defendeu o coordenador de Gestão Esportiva, Ruy Dornelles.
 
“Alugar nossos espaços esportivos e fazer uma parceria público privada, entrando com uma ótima academia, por exemplo, e cobrando para pessoas de fora gerando lucro” também é uma possibilidade com este tipo de recurso, diz o pró-reitor Nazareno Loffi Schmoeller. Foram feitos levantamentos para parte da arquibancada com assento de plástico moderno, dando mais conforto para as pessoas, pois será um projeto que, quando pronto, poderá ser considerado de alto nível e até mesmo de padrão internacional.