Simulado online prepara alunos da ETEVI para ENEM e vestibular

Simulado online prepara alunos da ETEVI para ENEM e vestibular

Foto: CMC

Alunos do terceiro ano da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) terão a oportunidade de uma experiência inovadora. Na semana que vem, dias 15 e 16 de maio, estudantes do terceirão vão fazer um simulado preparatório para o ENEM e outros vestibulares, de forma online.
 
Segundo a supervisora pedagógica da escola, Vera Dalri, a novidade promete auxiliar os estudantes na preparação para as temidas provas de vestibular e ajudar na organização dos planos de estudo já que “assim que o estudante finalizar a prova, vai ter acesso ao seu desempenho em cada área do conhecimento e saber exatamente onde precisa melhorar”. Uma das praticidades de uma prova online é a possibilidade de checagem dos resultados logo após a conclusão de todas as questões.
 
O diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca Rocha, acredita que a informatização do processo simulado ajudará a escola a reconhecer melhor o rendimento dos estudantes e, assim, propor estratégias para melhorar o que for possível para que alcancem melhores performances. Até então os simulados eram feitos de forma impressa e os alunos apenas conferiam gabaritos, sem acompanhar seus dados pessoais que permitissem aprofundamento em pontos fortes e fracos. Com informações mais precisas, Rocha planeja qualificar ainda mais a escola, além do atendimento personalizado aos alunos.

Os estudantes estarão divididos em duas turmas que serão supervisionadas por professores. As provas acontecem das 13h30 às 17h30, nas salas 403 e 415 do Bloco S, campus 1 da FURB, com apoio do curso de Ciências da Computação, que cedeu os computadores mais atualizados para este simulado.
 
O primeiro dia de prova, quarta-feira, 15 de maio, começa com as questões dos cadernos de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, quinta-feira, 16 de maio, é a vez de Ciências da Natureza e Matemática. Todas as questões são baseadas nos conteúdos das apostilas da Positivo, utilizadas em sala.
 

Manoel José Fonseca Rocha reforça que o objetivo do simulado é “aproximar o aluno o máximo possível da realidade que ele vai enfrentar em breve, seja no ENEM ou no vestibular. Eles precisam vivenciar essa atmosfera, precisam desenvolver algumas habilidades para lidar com o tempo de cada questão e com o clima de tensão”.