FURB e ACAFE comemoram aniversário

FURB e ACAFE comemoram aniversário

Foto: Bruno Vicentainer

Aniversário com festa no campus universitário desde o café da manhã até o jantar. Assim foi o 2 de maio na Universidade Regional de Blumenau, com uma programação cuja solenidade oficial foi realizada no Teatro Carlos Gomes, em comemoração conjunta dos 55 anos da FURB e dos 45 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que congrega 16 universidades.

 

Para dar início às comemorações da noite, a FURB Jazz Band, composta por instrumentistas de sopro e percussão, apresentou-se com a regência do maestro Luis Lenzi. A banda faz parte da Orquestra da FURB, fundada em 1999 pelo maestro Frank Graf.
 
A reitora Marcia Sardá Espindola fez um discurso que lembrou aos presentes sobre a juventude do ensino superior brasileiro e catarinense, frente ao panorama internacional. Enfatizou que dos fatos históricos se pode “extrair ao menos uma importante lição: a universidade tende a nascer e a se estabelecer lá onde ela atende às demandas por educação superior, isto é, ensino, pesquisa e extensão, de qualidade”. Ela entregou uma menção honrosa a Orlandina Carmen Wurst, pela contribuição ao ensino blumenauense, a partir do manifesto que escreveu com o título: “por que Blumenau não tem uma faculdade?”, na década de 50. Os primeiros alunos formados com a abertura da FURB, em 1964, assim como os cursos cinqüentenários também foram homenageados.
 
Marcia Sardá falou de pontos em comum entre a Universidade Regional de Blumenau e demais instituições da Acafe: “a história da FURB é muito similar a essa grande família, tendo vivido as graças do reconhecimento por sua contribuição ao desenvolvimento da região na qual se encontra localizada, mas também amargado as consequências nefastas de crises econômicas e políticas erráticas de educação superior nesses últimos 50 anos, como suas coirmãs”.
 
Em relação às políticas para o ensino superior, foi enfática: “a comunidade de docentes, técnicos-administrativos e estudantes da FURB, pelo que conhece da história da Universidade mundo afora, entende que a provisão de uma formação humana e profissional de qualidade é um dever do Estado e um direito de toda a sociedade”, completando que “há devidamente arraigada na cultura política furbiana uma identificação com processos democráticos”, lembrando que a instituição “tem permitido conviver, internamente, com as contradições próprias a uma instituição social como é a universidade, mas também transmitido à comunidade externa seu compromisso com a tolerância e a diferença”.
 
Dirigindo-se às autoridades, em especial ao secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni - que compôs a mesa de autoridades - a reitora da FURB comprometeu-se a “colaborar muito para o desenvolvimento de todo o estado de SC” e afirmou que a “capilaridade que o sistema ACAFE possui em todo o estado nos torna um modelo único no Brasil, com possibilidades de colaboração em várias políticas de desenvolvimento do estado”. O secretário Uggioni observou que o número de cursos, mestrados e doutorados e a quantidade de alunos da FURB representam a importância regional da universidade, que atende diversos municípios.
 
Um encarte especial foi publicado no Jornal de Santa Catarina, sobre o aniversário da FURB, desenvolvendo com marcos da história o slogan da campanha publicitária “Muito mais que 55 anos”.  O informe traz uma retrospectiva de mais de meio século de desafios e conquistas da comunidade furbiana, com fotos históricas do acervo do Centro de Memória Universitária (CMU/FURB).
 
Além da reitora Marcia Sardá Espíndola e do vice-reitor João Gurgel, estavam na mesa de autoridades o presidente da Acafe e reitor da Unochapecó, Cláudio Alcides Jacoski; o secretário de estado da Educação, Natalino Uggioni, representando o governador do estado, Carlos Moisés da Silva; o secretário de Administração de Blumenau, Anderson Rosa, representando o prefeito e chanceler da FURB, Mario Hildebrandt; o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Marcelo Lanzarin e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Leonardo Sezerino.
 
Participaram do ato comemorativo o ex-reitor Celso Mario Zipf, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, a gerente regional de Educação, Dinorah Krieger Gonçalves, a prefeitura do município de Doutor Pedrinho, Simoni Mércia Mesch Nones, o vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Ulrich Kuhn, os ex prefeitos de Blumenau, João Paulo Kleinubing e Vitor Fernando Sasse e ainda os reitores da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante; da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar; da Universidade do Contestado, Solange Sprandel da Silva; da Unidavi, Célio Simão Martignago; da Unifebe, Rosemari Glatz; da Unoesc, Aristides Cimadom, além do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Leonardo Sezerino e servidores da FURB.

Ao som do coro da FURB, que leva alegria e emoção há 27 anos à comunidade, atualmente sob regência do maestro Eusébio Kohler, a cerimônia foi encerrada.