Currículo do curso de Pedagogia em debate na Espanha

Currículo do curso de Pedagogia em debate na Espanha

Foto: Divulgação/Curso de Pedagogia FURB

Para socializar estudo realizado na FURB sobre interculturalidade no currículo do curso de Pedagogia, duas alunas egressas deste curso, Taynara Thais Dias e Thaynan Maiara Censi, juntamente com a professora Simone Riske Koch, participaram do II Coloquio Internacional Educación e Interculturalidad, que ocorreu na Espanha, nos dias 3 a 5 de abril.
 
O evento teve lugar no Salón de Actos da Facultad de Educación, na Universidad de Salamanca, uma das mais antigas do mundo. Com o tema “Interculturalidad e Inmigración: impactos y desafíos en lá educación”, o objetivo do colóquio  foi promover intercâmbios entre processos de imigração existentes no contexto europeu e iberoamericado, desde uma perspectiva crítica de educação e interculturalidade. 
 
Na comunicação oral apresentada pelas universitárias formadas pela FURB, Taynara e Thaynan, foi socializada parte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que fizeram no segundo semestre de 2018, com o título “Interculturalidsde na formação inicial do pedagogo: presenças e ausências no currículo”. O TCC analisou a incidência da interculturalidade nos dois últimos currículos do curso de Pedagogia da FURB, de acordo com os projetos pedagógicos e com os dizeres de estudantes desse curso. 
 
Alem de orientar o trabalho de TCC, a professora Simone Koch coordenou a mesa redonda “(De)colonialidad del saber y migración: tensiones y possibilidades formativas”, que contou com a participação dos doutores Andrea Díaz Genis (Universidad de la República del Uruguay), José Maria Hernanéz Díaz (Universidad de Salamanca) e Elcio Cecchetti (Unochapecó).
 
A programação contemplou palestras, comunicações orais e atividades culturais complementares optativas, como visitas à Biblioteca Histórica da Universidade de Salamanca, ao Centro Documental de Memória Histórica da Espanha, a Casa Museu Unamuno, ao Patrimônio Histórico da Pontifícia Universidade Católica de Salamanca, além de um encontro aberto sobre Imigração e Educação Social. 
 
A FURB é organizadora desse evento através do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (Gpead), coordenado pela professora doutora Lilian Blanck de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).