O papel da FURB no ecossistema educacional
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [11/04/2019] [11 h57]
A tecnologia sempre existiu para resolver problemas do ser humano e não deve ser confundida com o mero manuseio de suportes midiáticos. Com essa abordagem, Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, pesquisador-convidado sênior do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), proferiu palestra de duas horas na FURB. A presença dele faz parte de programação que tem como objetivo subsidiar a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) da universidade.
Desde 1992 colaborando com o Ita, o pesquisador executa o projeto de Inovação na Educação em Engenharia, sob o convênio CAPES/ITA (2017 – 2019). A palestra na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, teve como foco a Educação 4.0. “No caso mais específico da FURB, como ela tem um papel social muito importante, pode contribuir, por exemplo, no ecossistema operacional, na formação de docente e de gestores que trabalham em escolas desta grande região, levando o processo de forma sustentável”, orientou.
O palestrante também pontou que uma das principais entregas da Educação 4.0 é permitir que as instituições consigam “realizar desenhos de inovação baseados em planos estratégicos e também em planos táticos e que levem em conta a importância de ter programas de formação profissional internos dedicados aos docentes”.
Para um dos responsáveis pela elaboração do Planejamento Estratégico da FURB, Christian Krambeck, “qualquer planejamento estratégico é fundamental, principalmente no século XXI, quandoas mudanças estão acontecendo de forma muito rápida. E a FURB, como universidade pública, comunitária e regional de qualidade, precisa estar o tempo todo se reinventando e se planejando. E a pergunta é: como fazer esse planejamento buscando a inovando”.
E para busca de inovação Cassiano de Carvalho Neto aposta na formação continuada desde 1989. Em Blumenau já atua com a Escola Barão do Rio Branco e em Santa Catarina também colabora com a Unisul.
Ele falou sobre a “mítica ou mística “ em torno da noção de tecnologia e pregou: “a tecnologia está na cabeça das pessoas”. Com a solução para os problemas na cabeça, desenvolve-se o uso das mídias para o processo comunicacional. Concluiu que Educação 4.0 é um modelo de abordagem complexa em que os educadores precisam saber o que fazer com as mídias e não simplesmente operá-las.
O Planejamento Estratégico Participativo da FURB começou a ser feito em fevereiro. Acompanhe abaixo a matéria que a FURB TV fez sobre a palestra.