FURB presente em Florianópolis defende Artigo 170
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [09/04/2019] [19 h22]
Uma comitiva da Universidade Regional de Blumenau se fez presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior, na tarde desta terça-feira, 9 de abril, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Os furbianos se juntaram a outras universidades do sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), em busca do repasse de 5% do total investido em educação pelo Governo do Estado de SC em bolsas de estudo, conforme prevê o Artigo 170 da Constituição Estadual. Em 2017 o percentual ficou em 1,42%.
Com a presença do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni e do presidente empossado da Acafe, reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o encontro com parlamentares destacou a importância do cumprimento do artigo e desafios enfrentados pelas universidades.
Com a presença do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni e do presidente empossado da Acafe, reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o encontro com parlamentares destacou a importância do cumprimento do artigo e desafios enfrentados pelas universidades.
A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, sublinhou a presença da universidade no ato, ao lado de outras instituições. “ Para a FURB o Artigo 170 é uma bolsa significativa de auxílio aos nosso alunos e que atende a uma demanda social”, lembrou.
“Esperamos que o governo aplique o que é devido, porque se ele destinar 5%, automaticamente vamos triplicar o número de alunos dentro da nossa universidade”, avaliou o pró-reitor de Administração da FURB, Jamis Piazza, que integrou a comitiva. O pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (Proen), Romeu Hausmann, assinalou a preocupação da instituição em oferecer opções de financiamento aos alunos para que possam fazer a graduação e projetos de pesquisa.
O secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, enfatizou um dos diferenciais da FURB ao relatar sua visita a Blumenau, onde conheceu o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) . “Já fomos em universidades e vimos experiências belíssimas. Eu cito pontualmente aqui a FURB, que eu estive recentemente lá, muito bem recebido, tem um laboratório fantástico que mostra um jeito diferente, tecnológico, motivador de ensinar matemática, ciências, biologia, geografia, e tudo isso está ao alcance dos nossos professores”, citou.
Dentre os parlamentares, o deputado estadual Ivan Naatz (PV) enalteceu a FURB: “eu quero saudar a todos os deputados, e em especial fazer a saudação à minha reitora, reitora da FURB, a Márcia Cristina. A FURB que me deu tudo o que eu tenho. Tudo o que e eu construí veio da FURB. Fora duas faculdades, uma pós-graduação, um mestrado. E se a gente tem uma condição hoje é graças à FURB”, agradeceu.
O deputado Rodrigo Minotto (PDT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior, afirmou que conforme o relatório do TCE, entre 2011 e 2017 o Governo do Estado deixou de repassar cerca de R$ 930 milhões do valor previsto pelo Artigo 170 às mais de 60 instituições catarinenses, entre comunitárias (90%) e particulares (10%). Atualmente, 11 mil alunos são contemplados por bolsas previstas pelo Artigo 170. Caso os 5% fossem repassados de forma integral, o número de alunos poderia chegar a mais de 30 mil.
Integram a Frente Parlamentar os deputados Rodrigo Minotto (PDT) como coordenador, Ivan Naatz (PV), Kennedy Nunes (PSD), Marlene Fengler (PSD), Sérgio Motta (PRB) e Jerry Comper (MDB).