Educação 4.0 em palestra aberta nesta quarta-feira

Educação 4.0 em palestra aberta nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Unir esforços para a elaboração de um Planejamento Estratégico Participativo (PEP) em que professores, servidores e a comunidade externa também possa contribuir para a construção de uma “Nova FURB”. É neste sentido que a gestão superior da universidade começou uma série de palestras para nortear um planejamento de forma descentralizada e, principalmente, participativa.

Para contribuir com esta direção, nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a partir das 14h, o convidado será Cassiano Zeferino de Carvalho Neto
 que atua como pesquisador-convidado sênior do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desde 1992, atualmente executando o projeto Inova Ita, Inovação na Educação em Engenharia, sob o convênio CAPES/ITA (2017 – 2019).
 
O tema da palestra de Cassiano Carvalho Neto será “Educação 4.0 - Princípios e Práticas de Inovação em Gestão e Docência”. O evento ocorre no auditório do bloco T, campus 1, das 14h às 16h.

A FURB TV fez uma entrevista exclusiva com o professor Cassiano. Confira abaixo.

“Estamos elaborando o Planejamento Estratégico da nossa FURB e queremos que seja construído por todos, não só a comunidade interna, mas atores externos também” explicou Christian Krambeck, do Instituto FURB. A primeira palestra relacionada ao PEP foi na sexta-feira, 5 de abril, com o palestrante Anderson de Souza Torres, do setor de gestão de inovação da Senior Sistemas, empresa referência nacional em softwares para gestão, com um dos mais completos portfólios para alta performance.

Torres conduziu o tema “Transformação Digital, Tendências, Desafios e Oportunidades”, focando em inovação. Ele considera que “ a inovação pode ocorrer em  algumas perspectivas, como por exemplo a competição, que atinge atualmente diferentes plataformas, inclusive a digital. E isso é algo que devemos estar alinhados e atualizados”, declarou. A FURB TV acompanhou a primeira palestra. Confira abaixo.
 
A primeira ação para elaboração do PEP ocorreu em fevereiro com a capacitação de multiplicadores nos diversos setores da universidade. Os trabalhos foram conduzidos pelo professor Dr. Carlos Sampaio e os participantes puderam conhecer e praticar a metodologia descentralizada e participativa. A FURB TV também acompanhou. Relembre como foi no vídeo abaixo.