Doutorando analisa fenômenos cíclicos e seus impactos

Doutorando analisa fenômenos cíclicos e seus impactos

Foto: Divulgação

Estudos científicos apontam que as mudanças climáticas são fenômenos cíclicos e naturais de nosso planeta. No entanto, devido à ação antrópica, por meio do adensamento urbano, da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem aumentado a temperatura do planeta. É com essa preocupação que o doutorando Anderson de Miranda Gomes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional desenvolveu a pesquisa para sua tese.
 
A seção explorada neste trabalho é a eustasia, propiciada pelo derretimento das geleiras e o aquecimento da água nos oceanos. A área analisada em relação a este fenômeno foi a região do Setor Litoral Centro-Norte de Santa Catarina, que apresenta um crescente adensamento urbano, movido pela especulação imobiliária e também por ser uma forte via de importação e exportação para o estado. O recorte escolhido dentro da região Setor Litoral Centro Norte (SLCN) corresponde aos municípios Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

A pesquisa procurou responder “Como a eustasia projetada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas pode impactar no desenvolvimento da região SLCN sobre uma perspectiva multidimensional?”
 
O trabalho apresenta algumas projeções de elevação no nível dos oceanos segundo o AR5 IPCC 2014. Isto possibilita se pensar alguns cenários para o futuro socioeconômico e espaço ambiental da região do litoral Centro-Norte catarinense frente ao fenômeno da elevação do nível do mar, assim como diretrizes para os problemas verificados.

Para saber mais detalhes dos resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para sexta-feira, dia 28 de setembro.
 
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Doutorado em Desenvolvimento Regional
Tese: “Eustasia projetada pelo painel intergovernamental de mudanças climáticas e seus impactos no desenvolvimento do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina”
Doutorando: Anderson de Miranda Gomes
Orientadora: Cristiane Mansur de M. Souza
Defesa: dia 28 de setembro (sexta-feira), às 14h, na Sala R-214, Campus 1 da FURB