Violência contra mulher já é pandemia, diz ex-ministra
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [10/11/2017] [10 h52]
Nesta quinta-feira, dia 16, acontece na FURB o Seminário Regional “Pelo Fim da Violência Domestica Contra a Mulher”. O evento está sendo realizado no auditório do Bloco J, no campus 1 da FURB.
A abertura oficial foi às 8 horas, com presença de várias autoridades, como o Reitor da FURB João Natel, o diretos do CCHC - Centro de Ciências Humanas e da Comunicação prof. Dr. Celso Kraemer, a deputada estadual Ana Paula e o vereador Lenilson Silva. A programação se estende até ás 17h30min, com um ato em memória às mulheres vítimas em Santa Catarina.
A palestra de abertura do seminário regional foi com a presença da ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal (no governo Dilma), Eleonora Menicucci de Oliveira. Ela falou sobre o tema “Os avanços conquistados nas políticas públicas para as mulheres e a luta contra os retrocessos atuais”.
Em sua fala, Menicucci afirmou que a violência contra as mulheres pode ser considerada uma pandemia. "Ela acontece de norte a sul, de leste a oeste, em todas as classes sociais. Ela é absolutamente democrática para o mal".
O reitor da FURB, João Natel, também participou da abertura do evento e aproveitou a presença da bancada feminina da ALESC para fazer uma indicação para que parte dos recursos que o governo estadual repassa para as universidades (Artigo 170, por exemplo) sejam exclusivamente para a discussão do tema de gênero e da violência contra as mulheres. "Através disso, as universidades colocam como uma obrigação trabalharem essas temáticas dentro do meio acadêmico, seja por meio da pesquisa ou da extensão" - destacou.
Esta é a décima edição do evento que acontece desde agosto em toda Santa Catarina. Ele é promovido pela Escola do Legislativo de Santa Catarina, em parceria com a bancada feminina da ALESC, FURB e AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí).
O objetivo do evento é abordar as leis, direitos e politicas públicas do estado, discutindo a eficiência e aplicabilidade desses fatores na sociedade.
Durante todo o dia, serão discutidos vários temas, entre eles, violência doméstica, violência sexual, Lei Maria da Penha, empoderamento e políticas públicas.
No encerramento às 17h30min, haverá um ato nem memória às mulheres vítimas em Santa Catarina.
Mais informações acesse o facebook da Escola do Legislativo: www.facebook.com/escoladolegislativo/