FURB sedia debate sobre política da economia solidária de SC

FURB sedia debate sobre política da economia solidária de SC

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 13, a partir das 9 horas, a FURB, através da Reitoria e do programa de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) sedia um encontro com o tema "Construindo a Política Pública da Economia Solidária de Santa Catarina". O evento é uma preparação para a Audiência Pública Estadual que debaterá este tema no dia 21 de novembro na Assembléia Legislativa.
 
A mesa de autoridades foi composta pelo reitor João Natel; a deputada estadual Luciane Carminatti (presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária de SC); o vereador Lenilso Silva; a coordenadora da ITCP FURB, Cláudia Fronza; o representante do Governo do Estado, Thiago Duwe; o secretário de Desenvolvimento Social de Blumenau, Oscar Guilherme Grotmann Filho; e Edi Coutinho (Ecosol). 
 

Este encontro está acontecendo em várias regiões do estado. Hoje ocorre em Blumenau e Itajaí (à tarde). O objetivo é discutir sobre as demandas dos membros desse setor e também implantação de políticas públicas, como o Projeto de Lei 124/2016, proposto pela deputada Luciane Carminatti na Assembleia, estabelecendo diretrizes e princípios na construção da Política Estadual de Economia Solidária. Se aprovada, esse PL poderá possibilitar que o governo estadual libere subsídios para estimular as feiras, associações, cooperativas e demais empreendimentos de economia solidária. "Quero destacar e agradecer o apoio regional da FURB e da ITCP e também o fato de, pela primeira vez, o governo do Estado apoiar efetivamente a aprovação das diretrizes", afirmou Carminatti, dirigindo-se a Natel e Duwe, respectivamente.
 
O reitor João Natel reafirmou o apoio da Universidade ao movimento da economia solidária e destacou o protagonismo da ITCP FURB na discussão regional.
 
Na esteira do movimento estadual, as cidades estão sendo estimuladas a debater políticas públicas municipais de economia solidária. Nesse sentido, o vereador Lenilso Silva adiantou que se compromete a desengavetar proposta já apresentada na Câmara de Vereadores de Blumenau. "A economia solidária é revolucionária do ponto de vista de um modelo baseado em valores da solidariedade, autogestão, cooperativismo, justiça e inclusão social", afirmou.
 
Além da ITCP, também estão envolvidos nessa atividade o Fórum de Economia Solidária da Região do Vale e Alto Vale do Rio Itajaí, integrantes do Fórum Catarinense de Economia Solidária, em parceria com o Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária, com o apoio da Frente Parlamentar de Economia Solidária de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
 
Você pode acompanhar novidades sobre o evento na página do facebook.