Edujornalismo provoca olhar crítico sobre consumo midiático

Edujornalismo provoca olhar crítico sobre consumo midiático

Foto: Divulgação

O projeto de extensão "Edujornalismo para o Letramento Digital – uma proposta interdisciplinar", do curso de Jornalismo da FURB, participou de uma saída de campo,  realizada pela professora Márcia de Souza, com duas turmas de nono ano da Escola João Widemann, de Blumenau.
 
Mais de 80 alunos tiveram como atividade o exercício da fotografia pelo Centro Histórico de Blumenau, orientados pelo professor Sandro Galarça, coordenador do projeto, e pelos bolsistas de Jornalismo, Ana Paula Dahlke, e de Sistemas da Informação, Natan Kruger.
 
As fotos serão utilizadas em outra atividade dos estudantes: sob a supervisão da professora Márcia de Souza eles estão escrevendo um conto ambientado em Blumenau e precisam das fotografias para ilustrar a obra. Antes dessa saída de campo, a equipe do projeto esteve no colégio e passou dicas para os alunos capricharem nas fotos, como configurações do aparelho, luz, ângulos e composição da imagem. 
 
O projeto Edujornalismo para o Letramento Digital – uma proposta interdisciplinar –
pretende levar aos alunos da rede pública de ensino de Blumenau um olhar mais
crítico sobre o consumo midiático nas mais diversas plataformas, sobretudo aquelas
formadas pelos meios digitais.
 
Por meio de oficinas interdisciplinares, os estudantes do ensino fundamental e médio da Escola João Widemann entram em contato com a produção de conteúdo e refletem sobre o modo como essas informações circulam na sociedade.